Objetivos
Desenvolver conhecimento do processo de avaliação de empresas, suas metodologias e análise das variáveis consideradas no processo, a fim de aprimorar a tomada de decisões com base em análise de valor de empresas e negócios para fins de movimentos de reorganização societária e avaliação de negócios em geral.
Justificativa do curso
Os processos de fusões e aquisições (M&A) requerem a valoração de ativos. O curso Fundamentos de Valuation propicia as ferramentas para um suporte na tomada de decisão envolvendo M&A. Adicionalmente, o conhecimento em Valuation pode aumentar significativamente o valor de um profissional no mercado de trabalho. É uma habilidade altamente especializada e procurada, que pode abrir portas para oportunidades de carreira avançadas.
Público-Alvo
Investidores, analistas, coordenadores, gerentes e outros gestores de empresas de pequeno, médio e grande porte, das áreas financeiras, contábeis, comercial, marketing, e outras, que necessitam valorar empresas.
Segmento da indústria, comercio e serviços.
1. Introdução ao valuation e modelo de dividendos
• Apresentação e objetivo
• Introdução ao valuation e modelo de dividendos
• Avaliação de investimentos
• Estrutura de capital
• Custo de capital próprio (dividendos)
2. Custo de capital
• Apresentação e objetivo
• Custo de capital
• Custo de capital próprio (CAPM)
• Custo do capital de terceiros
• WACC
3. Avaliação por fluxo de caixa descontado
• Apresentação e objetivo
• Avaliação por fluxo de caixa descontado
• Método do fluxo de caixa descontado (teoria)
• Método do fluxo de caixa descontado (prática)
4. Avaliação relativa
• Apresentação e objetivo
• Avaliação relativa
• Método dos múltiplos (teoria)
• Método dos múltiplos (prática)
José Wellington Brandão
Doutor e Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. MBA em Logística pela FGV e MBA em Finanças pela Saint Paul. Bacharel em Administração de Empresas pela Unifor. Graduações em andamento em Matemática e Ciências Contábeis pela Estácio. Administrador Sênior - Petróleo Brasileiro - Tendo atuado em Serviços, Logística, AMS e Finanças. Consultor parceiro da Aplix Investiment em projetos de Valuation. Professor da Saint Paul e Uni7. 38 anos de experiência em empresas como, Vicunha, M. Dias Branco e Petrobras. Atuando em funções gerenciais e de coordenação, nas áreas de Produção, PCP, Logística e Finanças. Leciono em cursos de extensão de Análise das Demonstrações Financeiras, Gestão de Capital de Giro, Valuation e Métodos Quantitativos. Co-autor do Livro Valuation empresarial – Avaliação de empresas considerando o risco, pela Alta books, e autor de diversos artigos acadêmico.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 300,00
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.
OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.