Objetivos
-GERAIS:
Ensinar ao participante a utilizar o Microsoft Project agregado com boas práticas do PMI para o gerenciamento de projetos.
-ESPECÍFICOS:
- Utilização prática da ferramenta;
- Orientação sobre boas práticas para elaboração de cronogramas;
- Aplicação prática das técnicas de gerenciamento de Projetos do PMI;
- Desenvolvimento de um projeto passo a passo.
Público-Alvo
Treinamento direcionado para gerentes de projetos, engenheiros, gestores e demais profissionais interessados em ter maior controle sobre o planejamento, execução e controle de projetos.
CONHECENDO O MICROSOFT PROJECT
• A área de Trabalho
• Interface
• Backstage
• Acesso aos comandos mais usados
• Planejador de Equipe
• Linha do Tempo do Projeto
• Compatibilidade com versões anteriores
OPERAÇÕES BÁSICAS COM O MICROSOFT PROJECT
• Criando um novo projeto
• Salvando um projeto
• Salvando um modelo de projeto
• Abrindo um projeto
• Excluindo um projeto
MODOS DE EXIBIÇÃO DO MICROSOFT PROJECT
• Gráfico de Gantt
• Gantt de Controle
• Diagrama de Rede
• Calendário
• Planilha de Recursos
• Gráfico de Recursos
• Uso dos Recursos
• Planejador de Equipe
• Uso da Tarefa
• Planilha de Tarefas
CALENDÁRIOS
• Calendário Base, Calendário do Projeto, Calendário de Recurso e Calendário da Tarefa
• Criação e alteração de calendários
• Programação de feriados e dias de horários específicos
• Editando horas de trabalho
• Programação de feriados periódicos
• Opções avançadas de calendário
PREPARANDO O AMBIENTE DO PROJETO
• Definindo o modo de visualização
• Definindo o local de salvamento do projeto
• Definindo o intervalo de salvamento do projeto
• Ícones de acesso rápido
DESENVOLVENDO A EAP (WBS) DO PROJETO
• Definição de Fases
• Definição de Pacotes de trabalho
• Dicionário da EAP
CRONOGRAMA DO PROJETO
• Inserindo atividades
• Movendo atividades
• Inserindo tarefas recorrentes
• Divisão de atividades
• Edição de atividade
• Exclusão de atividade
• Preenchendo informações com o recurso de fill handle
• Definindo os marcos (milestones) do projeto
RELACIONAMENTO ENTRE ATIVIDADES DO PROJETO
• Tipos de relacionamentos entre atividades
• Estabelecendo relacionamento entre atividades do projeto
• Alterando o tipo do relacionamento entre as atividades
• Antecipação e retardo entre atividades
• Excluindo o relacionamento entre as atividades
ALOCANDO RECURSOS AS ATIVIDADES
• Registrando os recursos do projeto
• Alterando recursos da empresa
• Recursos genéricos
• Exclusão de recursos
• Atribuindo recursos as atividades do projeto
CUSTOS
• Estimando o custo com recursos para o projeto
• Opções de tipo de moeda
• Gerenciando diferentes custos para um recurso
ESTIMANDO A DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
• Entendendo o processo do cálculo de duração das atividades de um projeto
• Tipos de duração para as atividades
• Prazos finais (deadline)
OTIMIZANDO O CRONOGRAMA DO PROJETO
• Registrando as reuniões de status do projeto
• Superalocação de recursos
• Utilizando o planejador de equipe para solução da superalocação de recursos
• Reavaliando a quantidade de horas de trabalho
• Alteração da escala de trabalho
• Redistribuição de recursos
• Prioridades do nivelamento
Germano Fenner
PMP, especialista em planejamento e gestão de projetos. Graduado em Ciências da Computação, Mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI, ITIL pelo Examination Institute for Information Science (EXIN), COBIT pelo Information Systems Audit and Control Association (ISACA). e Microsoft Certified Technology Specialist pela Microsoft. É membro do Project Management Institute (PMI), do International Project Management Association (IPMA), da Scrum Alliance, Information Systems Audit and Control Association (ISACA) e da Association of Business Process Management Professionals International (ABPMP).
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 475,00
OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de Cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.