Objetivos gerais
Permitir que os egressos do curso possam conduzir projetos de implantação de planejamento estratégico, gerir estratégias organizacionais, analisar estratégias corporativas e definir objetivos, metas e indicadores para empresas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor.
Justificativa do curso
Carências a serem supridas na formação profissional e difusão de novas técnicas de gestão estratégica visando uma melhoria do desempenho das empresas, instituições públicas e do terceiro setor.
Público-alvo
• Alunos de administração, contábeis, engenharia de produção, empreendedores e profissionais experientes das áreas de:
◦ Gestão de operações
◦ Auditoria interna e/ou externa
◦ Processos
◦ Controles internos
◦ Compliance
◦ Gestão de riscos
◦ Gestão da qualidade
◦ Business intelligence
◦ Planejamento
◦ Consultoria gerencial
◦ Controladoria
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
- educacaocontinuada@unifor.br
- (85) 3477.3174
- Bloco B, sala 08
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aspectos delimitadores
Definição da perspectiva de futuro
Missão, Visão e Valores
Políticas internas, governança e comitês
Tecnologia e produtividade
Expansão, crescimento orgânico e inorgânico
Unidades de negócio
Análise estratégica
Análise Pestel
Análise VRIO
Análise SWOT
Análise das 5 Forças Competitivas
Matrizes Multifatoriais
Matriz de Ansoff
Cadeia de Valor
Definição de objetivos, metas e estratégias
Tipos de estratégia
As três estratégias genéricas
Estratégia do Oceano Azul e Oceano Vermelho
Radar de riscos estratégicos
Seleção de Estratégias
Objetivos e Metas
Indicadores estratégicos
Balanced Scorecard - BSC
Mapa estratégico
Simulação de cenários
Ferramentas para tomada de decisão
Plano de ação
Linha do tempo e cronologia estratégica
Wellington Alencar da Silva
Wellington Alencar é consultor independente com mais de 12 anos de atuação em atividades de gestão. Atuou como Diretor de Operações em um hospital privado, como Gerente de Riscos e Inteligência de Negócios em uma startup de saúde e como Consultor em uma multinacional, realizando projetos em vários países da América Latina. Formado em Administração de Empresas e Contabilidade, possui também um MBA em Auditoria, Finanças e Controladoria (FGV). É um profissional certificado pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) com a certificação internacional CBPP e pelo The Institute of Internal Auditors (TheIIA) com as certificações internacionais CIA e CCSA.
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 495,00
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.