Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO Comércio Exterior

RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 343, DE 1/2/2005SELO-COMERCIO-EXTERIOR-2015SELO-COMERCIO-EXTERIOR-2012

O curso

A Universidade de Fortaleza possui o único bacharelado em Comércio Exterior reconhecido pelo MEC, além de dispor de um curso de especialização na área de negócios internacionais.

Mercado de trabalho

comercio-exterior-1-internaO profissional de Comércio Exterior atua em empresas e organismos nacionais e internacionais, analisando e gerenciando processos de exportação e importação. A área de comércio exterior está em crescimento em todo o Brasil, motivada pelo novo momento econômico vivido pelas empresas brasileiras.

Um grande nicho de mercado é a formação de trading, ou seja, de empresas de comércio exterior que prestam assessoria a companhias que estão começando na área de exportação. Existem mais de seis mil indústrias no Ceará e elas são atendidas por menos de cem empresas de trading.

Diferenciais do curso

- O curso tem como diferencial ofertar em sua matriz curricular disciplinas em línguas estrangeiras, o que permite ao aluno exercitar a língua estrangeira técnica utilizada nos  negócios e relações internacionais.

comercio-exterior-2-interna- É o único no Nordeste e um dos poucos no Brasil que oferece o Programa de Dupla Titulação Estrangeira, em que o aluno pode obter dois diplomas no período de quatro anos: o de Bacharel em Comércio exterior e outro na Europa (Deggendorf Institute of Technology, na Alemanha, ou Novancia Business Scholl, na França).

- Dupla Graduação com o curso de Economia: em cinco anos o aluno pode obter os diplomas de Bacharel em Comércio exterior e Ciências Econômicas.

- Por ser Bacharelado, o aluno é qualificado não somente em práticas de comércio exterior, mas também em gestão de negócios internacionais.

- O curso apresenta um elevado índice de internacionalização: em torno de 10% do corpo de alunos é formado por estrangeiros de diversos países que participam dos programas de intercâmbio e de dupla titulação estrangeira. Esse fato possibilita a inserção do aluno em redes de relacionamento internacional.

- Parcerias com diversas instituições e empresas que lidam com o Comércio Exterior e Negócios Internacionais, que garantem a integração do curso com o mercado de trabalho e da teoria com a prática, como por exemplo o Centro Industrial do Ceará - CIC; Federação das Industrias do estado do Ceará - FIEC, por meio do Centro Internacional de Negócios - CIN e Instituto Evaldo Lodi - IEL; Banco do Brasil; Zona de Processamento de Exportação do Ceará - ZPE; SEBRAE; Receita Federal; Empresa Brasileira de Correios; Aço Cearense; Ceará Portos(porto do Pecém); Comissão de Comércio Exterior do Ceará; entre outras empresas e instituições.

- O curso possui o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior - NUPEX , onde os alunos elaboram, supervisionados por professores do curso, projetos de exportação, importação e em negócios internacionais para as Micro, Pequenas e Médias empresas cearenses.

- Projeto Práticas Empresariais em Negócios Internacionais e Comércio Exterior: cursos de extensão teóricos-práticos promovidos gratuitamente pelos parceiros, onde os alunos assistem exposições teóricas e práticas sobre os processos executados pelas empresas.

Turno predominante/Vagas: Noite/60
Coordenação: Professor Francisco Alberto Lima de Oliveira