Reconhecido pela Portaria nº 419, de 11 de outubro de 2011

O curso

A Universidade de Fortaleza lançou com pioneirismo o curso superior de bacharelado em Turismo e Hotelaria no Estado do Ceará, antecipando-se às necessidades identificadas no mercado.

O curso de Turismo e Hotelaria prevê a formação de um profissional com especificidade de atuar como planejador e gestor de destinos turísticos, empreendimentos hoteleiros e áreas correlatas à hospitalidade; áreas de atuação que se completam, contribuindo significativamente para melhoria de qualidade da atividade turístico /hoteleira do país.

O curso oferece ainda laboratórios de Alimentos e Bebidas, Governança, Recepção, Agência de Viagem, Eventos e Empresa Júnior, parcerias com empresas do segmento, bem como intercâmbio com universidades estrangeiras.

Mercado de trabalho

Turismo e Hotelaria são áreas econômicas, hoje, amplamente compreendidas como capazes de ampliar os processos de geração de emprego e renda, envolvendo desde municípios, estados e países que desenvolvam suas potencialidades turísticas até as inúmeras organizações que prestam serviços no ramo.

A atividade está em processo de crescimento. De janeiro a agosto de 2011, o Ministério do Turismo (MTur) registrou a entrada de 4,4 bilhões de dólares em divisas turísticas no país, um crescimento de 15,6%, em relação a 2010, segundo dados da Polícia Federal e do Banco Central. Só no Ceará, segundo a Secretaria do Turismo do Estado, de janeiro a maio de 2011 a atividade movimentou R$ 3,1 bilhões, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, a expectativa é que o setor cresça ainda mais.

Coordenação: Professora Milena Reis Auip Barbosa

* Sem oferta para 2017