Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Enfermagem

Reconhecido pela Portaria nº 728, de 23/10/2008

O enfermeiro atua sobre os fatores sociais determinantes do processo saúde-doença e do desenvolvimento da prática assistencial, seja no ambiente hospitalar, ambulatorial, comunitário ou domiciliar. O mercado de trabalho está em expansão na área de enfermagem em saúde pública devido ao incentivo criado pelos programas do Ministério da Saúde, como o Saúde da Família.

O curso de Enfermagem da Unifor forma enfermeiros generalistas, capazes de conhecer e intervir nas situações-problema, atendendo ao perfil epidemiológico regional e nacional. A Unifor capacita seus alunos da área a atuar como promotores da saúde, estabelecendo relações de cuidado junto ao indivíduo, à família e à coletividade.

Mercado de Trabalho

O profissional bacharel em Enfermagem conta com um mercado de trabalho em ascensão. Está capacitado para atuar no processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, intervindo com criatividade e responsabilidade nas áreas de assistência, administração, ensino e pesquisa.

No ambiente hospitalar planeja e implementa ações de enfermagem ao indivíduo com problemas clínicos ou cirúrgicos em unidades médicas, centros cirúrgicos e obstétricos, unidades de terapias intensivas (UTIs, clínicas pediátricas).

A enfermagem psiquiátrica é outro campo de trabalho, quando o profissional atende pacientes com distúrbios psíquicos ou comportamentais em qualquer unidade do hospital ou em hospitais especializados.

No ambiente ambulatorial presta assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, em consonância com as políticas públicas de saúde.

Turno predominante/Vagas: Manhã/55, Tarde/55 e Noite/55
Coordenação: Professora Geyse Lane Muniz Luna