Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Fonoaudiologia

Reconhecido pela Portaria nº 952, de 25/11/2008

O curso

A Fonoaudiologia é uma ciência que se ocupa com os processos da comunicação e deglutição em todo o ciclo de vida do ser humano. O curso destina-se a formar profissionais na área da saúde que atuem em pesquisa, promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da voz, linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva.

A proposta curricular do curso está pautada em uma matriz por competências e fundamentada nas diretrizes curriculares nacionais, ofertada na modalidade de bacharelado, com finalização em 4 anos ou até em 3 anos e meio. A graduação em Fonoaudiologia apresenta uma visão generalista e integrada dos conteúdos possibilitando ao aluno uma experiência teórico-prática desde o primeiro ano letivo.

A clínica-escola do curso de Fonoaudiologia está inserida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), serviço de referência na região Nordeste por realizar todos os procedimentos fonoaudiológicos, desde exames audiológicos a terapias fonoaudiológicas, além de abrigar ambulatórios especiais e um serviço integrado de otorrorrinoloaringologia.

Mercado de Trabalho

O fonoaudiólogo pode atuar na reabilitação de pacientes hospitalizados e atendidos em ambulatórios, nos cuidados com a voz, com a audição e com pessoas com problemas de leitura e escrita, na amamentação e na alimentação, na perícia fonoaudiológica e na área de fonética forense, na saúde do trabalhador, na estética facial, na oratória, na realização de testes audiológicos (audiometria, imitanciometria, logoaudiometria, testes vestibulares, do processamento auditivo, BERA, Emissões Otoacústicas (teste da Orelhinha para detectar precocemente problemas de audição nos recém nascidos) e na reabilitação vestibular e do processamento auditivo.

É um profissional que pode trabalhar em associação com outros profissionais como fisioterapeutas, médicos (cirurgiões, oncologistas, otorrinolaringologistas, neonatologistas, neurologistas, pediatras), nutricionistas, cirurgiões-dentistas (odontopediatras, ortodontistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais), pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, contando com um campo de atuação bastante diversificado, como clínicas, consultórios particulares, creches e escolas regulares e inclusivas, hospitais, home care, postos de saúde, maternidades, centros de reabilitação, emissoras de rádio e TV, teatro, centrais de telemarketing, indústrias, empresas de próteses auditivas, centros de reabilitação, entre outros.

Turno predominante/Vagas: Manhã/40
Coordenadora: Profª. Lia Maria Brasil de S. Barroso