Home CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Engenharia Ambiental e Sanitária

Reconhecido pela Portaria nº 276, de 18/12/2012

O curso

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza objetiva uma formação científica e tecnológica, desenvolvendo no aluno a cultura investigativa numa abordagem multidisciplinar, integrada e sistêmica de todas as questões ambientais.

O curso apresenta enfoque maior nas seguintes áreas específicas: controle da qualidade ambiental, sistema de gestão ambiental e educação ambiental, com apoio dos laboratórios de Química Tecnológica, Química Ambiental, Física Ambiental, Biologia Aplicada, Geotecnia Ambiental, Hidráulica Ambiental, Hidrologia Ambiental, Gerenciamento de Projetos e Sistemas de Informação, entre outros.

Mercado de trabalho

O engenheiro ambiental tem como atribuição promover o desenvolvimento sustentável, propiciando uma melhor relação entre o homem e o meio ambiente, permitindo que haja a integração de duas vertentes: a engenharia, como base técnico-científica, com vistas a minimizar os impactos ambientais, e a gestão, com ênfase na capacidade de identificar e gerenciar aspectos ambientais críticos.

O engenheiro ambiental pode atuar num mercado em franca expansão devido à constante pressão da sociedade nos últimos anos para a adoção de posturas ambientalmente sustentáveis, podendo trabalhar como profissional liberal ou em empresas de engenharia, indústria, órgãos governamentais de saúde pública e planejamento urbano, organizações ambientais da sociedade civil, entre outros, onde pode assumir o planejamento, implantação, manutenção e operação de sistemas de coleta e transporte de águas pluviais, o gerenciamento de resíduos sólidos e a recuperação de materiais e energia.

Turno predominante/Vagas: Noite/50
Coordenação: Professor Bruno Aragão Martins de Araújo