Home CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Engenharia de Computação

Reconhecido pela Portaria nº 664, de 13/12/2013

O curso

O curso de Engenharia de Computação da Universidade de Fortaleza forma profissionais aptos a desenvolver soluções de hardware e software que envolvem as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação. Apresenta um perfil proativo empreendedor, conhecedor da dinâmica organizacional, para intervir nos processos de mudanças em áreas tecnológicas que exigem o conhecimento combinado de áreas das engenharias (eletrônica, automação e controle, telecomunicações) e computação.

Tem o apoio dos laboratórios de Circuitos Eletrônicos, Eletrônica Digital e Microprocessadores, Redes Convergentes, Sistemas de Telecomunicações, Aquisição de Dados e Interface, Instrumentação Eletrônica, Prototipagem de Circuitos Eletrônicos, Sistemas Computacionais e Desenvolvimento de Softwares, entre outros.

Assim, o aluno do curso de Engenharia de Computação desenvolve dispositivos e tecnologias para aquisição, armazenamento e processamento da informação, visando à comunicação, automação e controle; desenvolve sistemas de computação e projeta e desenvolve sistemas embarcados; executa a manutenção de equipamentos e dispositivos de computação e comunicação de dados.

Mercado de trabalho

O aluno egresso pode atuar em áreas ligadas ao uso e desenvolvimento de sistemas e dispositivos computacionais, sistemas embarcados, redes de comunicação, gerência de sistemas, sistemas industriais, e sistemas de telecomunicações fixas e móveis e suas interconexões.

São posições típicas de trabalho ocupadas por engenheiros de computação: engenheiro de projeto digital, administrador de rede, engenheiro de sistemas embarcados, arquiteto de computadores, engenheiro de controle industrial, engenheiro projetista de dispositivos eletrônicos programáveis, engenheiro de sistemas, gerente de engenharia, engenheiro de rede, administrador de sistemas computacionais, engenheiro de software, arquiteto de software, analista de sistemas e analista de telecomunicações.

O engenheiro de computação desenvolve suas atividades em empresas de instalação, operação e manutenção de redes de computadores, transmissão de dados ou sistemas de automação comercial/industrial; na prestação de serviços em atividades como projeto, configuração, instalação e manutenção de redes de computadores, equipamentos eletrônicos computacionais, comunicação de dados e sistemas de automação e na indústria elétrico-eletrônica e de equipamentos de informática.

Turno predominante/Vagas: Manhã/40
Coordenação: Professora Liádina Camargo Lima