Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

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Perguntas Frequentes da Biblioteca

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SETOR DE EMPRÉSTIMOS

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA?
A Biblioteca funciona de 2ª a 6ª, das 7h às 21h55, e aos sábados, das 7h30 às 16h25.

É PERMITIDO UTILIZAR O UNIFORCARD DE OUTRAS PESSOAS PARA EMPRÉSTIMOS DE OBRAS E ACESSO NAS CATRACAS?

O uso do UniforCard e da senha são intransferíveis. O usuário deve comparecer a Biblioteca portando seu cartão para identificação e efetivação do empréstimo.

COMO POSSO RECADASTRAR  A SENHA DO UNIFOR ONLINE?
Caso você tenha esquecido a senha, compareça a recepção da Biblioteca portando um documento de identidade para cadastrar uma nova senha.

POSSO ALTERAR A MINHA SENHA DO UNIFOR ONLINE?
Para mudar sua senha acesse o Unifor Online, clique no item “Pessoal” e em seguida clique na opção “Senha”.

COMO POSSO SOLICITAR 2ª VIA DO  UNIFORCARD?

Em caso de perda ou roubo, o usuário deve registrar o boletim de ocorrência B.O. (pode ser eletrônico), apresentar na recepção da Biblioteca, pagar a taxa e solicitar a nova emissão na recepção da Biblioteca.

QUE TIPOS DE MATERIAIS POSSO ENTRAR NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA?
O usuário pode entrar  portando livros, cadernos, pastas transparentes com elástico e fichários.

POSSO UTILIZAR OS ARMÁRIOS GUARDA-VOLUMES PARA FINS PESSOAIS?
Os armários do guarda-volumes são exclusivos para quem está utilizando o acervo da biblioteca. Não é permitido sair com a chave, uma vez que outros usuários necessitam utilizar este serviço.

COMO UTILIZAR O SISTEMA DE CONSULTA  NO CATÁLOGO DO ACERVO?
O catálogo de busca da biblioteca, funciona de acordo com a necessidade do leitor. A busca deve ser feita por: autor, título, assunto ou palavra-chave.

COMO ENCONTRO UM LIVRO NO ACERVO?
Após acessar o catálogo de busca ao acervo e confirmar a disponibilidade de exemplares na estante,  o usuário deve anotar o número da CDU (Classificação Decimal Universal) e o Cutter que determinam a localização da obra desejada no acervo.

COMO POSSO CONSULTAR MEU HISTÓRICO DE EMPRÉSTIMOS?
Acesse o Unifor Online e na barra azul, clique no item “Biblioteca” e em seguida clique na opção “Histórico de empréstimos”.

QUAL A QUOTA DE LIVROS PARA EMPRÉSTIMOS?

Categoria do Usuário Qtd. Empréstimo Prazo de Empréstimo
Alunos de Graduação 7 livros 14 dias
Funcionários 7 livros 14 dias
Alunos de Especialização 7 livros 14 dias
Alunos de mestrado/doutorado 7 livros 28 dias
Professores 7 livros 28 dias


POSSO FAZER EMPRÉSTIMOS DE OBRAS IGUAIS?
O sistema da biblioteca não permite o empréstimo de obras iguais, mesmo que possuam edições diferentes. Quando há interesse do usuário em pegar uma obra com a edição mais atualizada  é necessário efetuar a devolução da obra que está em seu poder.

COMO POSSO REALIZAR  RENOVAÇÕES?
As renovações de obras devem ser efetuadas na data prevista para a devolução, desde que não haja reserva para a obra ou empréstimos em atraso. Na Biblioteca,  dirija-se aos guichês de devolução tendo em mãos os livros e seu UniforCard. O usuário fica ciente das renovações que devem ser realizadas através do envio de e-mail ou visualizando esta opção no Menu da Biblioteca.

POSSO RENOVAR OS LIVROS PELA INTERNET?
A renovação  pode ser realizada pelo Unifor Online, Unifor Mobile ou nos terminais de autoatendimento do Campus, clicando no item “Biblioteca” e em seguida clique na opção “Renovar”. É importante guardar o comprovante de renovação de empréstimos.

COMO DEVO PROCEDER SE O LIVRO ESTIVER ATRASADO OU RESERVADO?
Neste caso o usuário deve comparecer à Biblioteca com os livros nos horários de atendimento para regularização da pendência.

COMO FAZER UMA RESERVA?
Você poderá efetuar reservas para as obras quando todos os exemplares de uma mesma edição estiverem emprestados. Acesse o Unifor Online na barra azul, clique no item “Biblioteca” e em seguida na opção “Reservar/Cancelar”, digite o código da obra no campo “Código da obra a ser reservada” e clique no botão “Reservar”. O aviso da disponibilidade da obra reservada será enviado através de e-mail.

QUANTAS RESERVAS DE OBRAS POSSO FAZER?
Alunos, funcionários e professores podem reservar até 7 obras.

O QUE ACONTECE SE EU RESERVAR MAIS DE UMA EDIÇÃO DO MESMO TÍTULO?
O primeiro livro que chegar, independente da edição, será atribuído à sua matrícula e eliminará a reserva das demais edições. Caso tenha interesse em uma edição específica, selecione a opção desejada no momento da reserva.

QUAL O PRAZO PARA REALIZAR O EMPRÉSTIMO DAS OBRAS RESERVADAS APÓS O ENVIO DO E-MAIL CONFIRMANDO A DISPONIBILIDADE?

As obras reservadas aguardam 1 dia para serem retiradas pelo usuário. No dia seguinte serão disponibilizadas para o próximo usuário da fila de espera ou retornam para o acervo quando não houver mais reservas.

É POSSÍVEL ENVIAR A INFORMAÇÃO AVISANDO QUE O LIVRO ESTÁ RESERVADO?
Não informamos, pois o sistema é muito dinâmico e a qualquer momento é possível realizar uma reserva de casa (pela Internet), nos autoatendimentos (no Campus) ou na própria biblioteca.

O QUE DEVO FAZER EM CASO DE PERDA/ROUBO OU QUALQUER DANO CAUSADO A UMA OBRA SOB MINHA  RESPONSABILIDADE?
O usuário deverá repor com uma obra igual, da mesma edição ou mais atualizada. Caso o título esteja esgotado, dirija-se à Biblioteca para que um bibliotecário indique outro título para a substituição.

A BIBLIOTECA POSSUI OBRAS EM BRAILLE?
Sim. As obras em braille estão disponíveis para consulta local no Setor de Referência.

QUAL O OBJETIVO DA CAMPANHA DE CONSERVAÇÃO DO ACERVO?
O objetivo da Campanha de Conservação do Acervo é oferecer aos usuários da Biblioteca um acervo conservado.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA AS OBRAS QUE FAZEM PARTE DA CAMPANHA DE CONSERVAÇÃO DO ACERVO?
A Campanha compreende O MONITORAMENTO dos livros com data de registro a partir de maio de 2006. No momento do empréstimo da obra, o funcionário faz a conferência e informa ao usuário que a obra faz parte da Campanha de Conservação do Acervo. Na devolução haverá outra conferência, caso seja identificado que o livro foi danificado ou riscado, o usuário deverá substituir o livro por outro igual.

EX-ALUNO TEM ACESSO À BIBLIOTECA?
O ex-aluno tem acesso à biblioteca, através do seu cartão Uniforcard utilizado durante a graduação. Em caso de perda ou dano, deverá solicitar a 2ª via na recepção da Biblioteca.

QUAIS OS SERVIÇOS OFERECIDOS AO EX-ALUNO?
O ex-aluno tem acesso ao acervo para consulta local  e acesso às bases de dados digitais.

SETOR DE PERIÓDICOS


O QUE SÃO PERIÓDICOS?
São publicações popularmente chamadas de revistas ou jornais, são publicadas obedecendo uma periodicidade, podem ser diários, semanais, mensais, bimestrais, anuais, irregular, etc.

OS  PERIÓDICOS PODEM SER EMPRESTADOS?
Os periódicos, como todos os documentos expostos no piso superior da biblioteca não podem sair da biblioteca, são para consulta local. Os periódicos são exemplares únicos e o empréstimo privaria um outro usuário da consulta à informação.

POSSO TIRAR  CÓPIA  DOS PERIÓDICOS?
Sim. A Biblioteca disponibiliza copiadoras para reprodução de pequenos trechos do material cativo.

COPIADORA

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA COPIADORA?
O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira das 7:00 às 21:30 e aos sábados das 7:30 às 16:00.

QUANTAS CÓPIAS POSSO TIRAR?
A biblioteca atua conforme a Lei 9.610 dos Direitos Autorais que a descreve no Capítulo IV: Não constitui ofensa aos direitos autorais - Art.46 - Item II – a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro.

POSSO DEIXAR O MATERIAL PARA COPIAR E PEGAR DEPOIS?
Pode, se o material for da Biblioteca. No caso do usuário ausentar-se, a cópia será feita, mas priorizamos o usuário que se encontra  presente.

POSSO DEIXAR LIVROS E DOCUMENTOS PESSOAIS PARA COPIAR E  PEGAR DEPOIS?
Não ficamos com  materiais do usuário.

VIDEOTECA


ONDE ESTÁ LOCALIZADO O ACERVO DE  VÍDEOS  DA BIBLIOTECA?
Na Videoteca que fica no piso superior do Centro de Convivência, ao lado da Lojinha do Campus.

QUANTOS VÍDEOS POSSO PEGAR EMPRESTADO?
Alunos, professores e funcionários poderão levar 5 vídeos.

QUAL O PRAZO DE ENTREGA?
Prazo de  entrega é de 5 (cinco) dias.

POR QUE NÃO PODEMOS LEVAR OS  VÍDEOS CATIVOS?
Alguns vídeos são cativos em virtude da necessidade do professor usá-los nas salas de exibições, não sendo possível disponibilizá-los para o empréstimo.

SETOR DE REFERÊNCIA

POR QUE OS LIVROS CATIVOS NÃO PODEM SER EMPRESTADOS?
Os livros cativos devem permanecer na biblioteca apenas para uso local, pois quando todos os livros de determinada obra estiverem emprestados, o aluno poderá contar com o livro cativo para fazer uma consulta rápida, tirar uma dúvida, etc.  

COMO FAZER PARA OBTER OS ARTIGOS OU OUTROS DOCUMENTOS QUE NÃO SE ENCONTRAM NO ACERVO DA BIBLIOTECA DA UNIFOR?
Você  pode solicitar, pelos programas de comutação bibliográfica o artigo ou outro documento desejado que se encontrem nas bibliotecas participantes da rede Comut e Bireme no Brasil.

TREINAMENTO BIBLIOTECA DIGITAL

O QUE SÃO BASES DE DADOS DIGITAIS?
As Bases de Dados são repositórios digitais de artigos de periódico e livros eletrônicos que tem como função de armazenar, preservar e divulgar a produção científica.

COMO POSSO PARTICIPAR DE UM TREINAMENTO DE BASE DE DADOS?
A solicitação para participar dos treinamentos deve ser feita pelo telefone 3477-3169 ou 3477-3167. O treinamento pode ser individual (realizado em um dos terminais disponíveis na Biblioteca- piso superior) ou em grupos (realizado em um dos laboratórios do campus).

QUAL O OBJETIVO DO TREINAMENTO?

O treinamento tem por objetivo apresentar as fontes de informação eletrônica e  bases de dados digitais disponíveis para a pesquisa científica, melhorando o acesso e a recuperação das informações relevantes para elaboração de trabalhos e pesquisas.

POSSO SOLICITAR UMA DECLARAÇÃO DO TREINAMENTO?
Sim. Para isto o requerente deve ter assinado a lista de frequência.  A solicitação deve ser feita por e-mail ou pessoalmente após o treinamento, informando a data e o horário da realização. A declaração será enviada por e-mail.

COMO POSSO ACESSAR AS BASES DE DADOS E OS E-LIVROS?
Você pode acessar as Bases e os E-livros a partir de qualquer dispositivos eletrônicos dentro do Campus da Universidade ou da sua casa através do Unifor Online (Menu Biblioteca/Biblioteca Digital). Acesso restrito a  professores, alunos, ex-alunos e funcionários.

SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO

O QUE É FICHA CATALOGRÁFICA?
É uma ficha que contém  a descrição  de uma obra contendo os elementos bibliográficos de acordo com o Código de Catalogação Anglo Americano  (AACR2) , necessárias para identificar e localizar a obra  no acervo de uma biblioteca.

QUEM PODE SOLICITAR  A FICHA CATALOGRÁFICA?
Alunos de mestrado, doutorado e coordenação de editoração da universidade

COMO FAZER A SOLICITAÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA?
Enviar por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) a obra anexada e aguardar resposta.

QUAL O PRAZO PARA O RECEBIMENTO?
A partir da data do pedido, o prazo é de 2 dias úteis para o envio da ficha por e-mail.

POR QUE AS PALAVRAS-CHAVE QUE SÃO ENVIADAS NEM SEMPRE SÃO USADAS NA FICHA?
As palavras-chave do autor servem de orientação para os termos utilizados no cabeçalho de assunto da biblioteca. Esses termos são pré-definidos, por isso algumas vezes as palavras encaminhadas são alteradas para que fique no padrão da biblioteca.

QUAL A LOCALIZAÇÃO DA FICHA NA OBRA?
Deverá constar no verso da folha de rosto localizada na parte inferior da página.

POSSO SOLICITAR A FICHA ANTES DE APRESENTAR O TRABALHO PARA A BANCA?

Sim, mas o ideal é que a ficha  seja solicitada na versão final do trabalho para que não haja alterações posteriores principalmente na quantidade de páginas.

PORTAL DE VÍDEOS DIGITAIS

ONDE POSSO VISUALIZAR OS VÍDEOS DIGITAIS?
No site da Unifor: http://www.unifor.br  nas abas TV Unifor,  Biblioteca  e  pelo Unifor Online.

COMO  FAÇO A BUSCA DOS  VÍDEOS DIGITAIS?
Você tem  3 opções:
1º Pela aba TV Unifor: escolha “Mais recentes”, “Mais Vistos”, “Programas” ou  “Palavra-chave”.
2º Pela página da Biblioteca  consulte o “Catálogo do Acervo”, selecione a Base vídeo e faça a busca por “Autor”, “Título”, “Assunto”, “Palavra-chave ou “Ano”.
3º Pelo Unifor On line: no menu Biblioteca opção“Catalogo da acervo”,selecione a Base vídeo e faça a busca por “Autor”, “Título”, “Assunto”, “Palavra-chave ou “Ano”.

POSSO COPIAR OS VÍDEOS DIGITAIS?

Não, mas pode compartilhar para as redes sociais, e-mail, etc. Através do link da TV Unifor você tem todas as opções de compartilhamento logo abaixo do vídeo exibido.

BDTD

O QUE É  BDTD?
É a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unifor, onde são disponibilizadas na íntegra teses e dissertações defendidas na Unifor.

COMO FAÇO PARA PUBLICAR A MINHA  DISSERTAÇÃO OU TESE NA BDTD?

Para saber maiores informações sobre a inclusão da dissertação ou tese (defendida na Unifor) na BDTD  procure a Coordenação do seu Mestrado ou Doutorado.

ONDE VISUALIZO AS DISSERTAÇÕES OU TESES PUBLICADAS PELA UNIFOR?

1° Pelo site da Biblioteca http://www.unifor.br/biblioteca selecione  página da Biblioteca,  dentro da opção  “Serviços”- BDTD
2° Através da opção “Consulte o Catálogo do Acervo”
3º No site do IBICT: http:www.ibict.br (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

COMO FAÇO A BUSCA DAS DISSERTAÇÕES OU TESES DA UNIFOR?
Pela “Busca Simples” tem as opções de buscas pela palavra-chave: Data da defesa, Autor, ou Título e outra opção é a  “Busca Avançada” tem os campos: Grau, Título, Autor, Programa, Orientador, Co-orientador, Banca Examinadora, Data da Defesa e Assunto.


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