Home Agências de Fomento

Agências de fomento à pesquisa

FEQ - Fundação Edson Queiroz
Mantenedora da Universidade de Fortaleza, é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, com atividade predominantemente voltada para o desenvolvimento do ensino superior, que tem apoiado financeiramente projetos de pesquisa de docentes da Unifor.

Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fundação com personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, tendo por finalidade apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no estado do Ceará, contribuir com o fomento à capacitação de recursos humanos através da concessão de bolsas de estudo e atender as demandas do setor produtivo do estado com o incentivo às atividades de extensão tecnológica.

CNPq - Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fundação de fomento à pesquisa, dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT. Tem como missão promover e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do País e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia.

Capes - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Entidade pública vinculada ao Ministério da Educação – MEC. Tem como missão subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando – mediante a concessão de bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos – a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados.

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

Empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Está estruturada para o atendimento eficiente e dispõe de mecanismos para o fomento de estudos, pesquisas, projetos e programas que visem ao desenvolvimento sócio-econômico, científico e tecnológico do país.

DPDI

Iniciação à Pesquisa