Home Graduação Tecnológica Petróleo e Gás

Graduação Tecnológica em Petróleo e Gás

Autorizado pela Resolução CEPE nº 19/2012, de 19/04/2012

Competências e habilidades gerais do tecnólogo em Petróleo e Gás

Em sua atuação, o tecnólogo em Petróleo e Gás aplica a legislação do setor, afere a qualidade do produto, bem como gerencia situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais. O curso oferecido pela Unifor enfatiza, considerando a vocação regional, as principais etapas do processo produtivo do petróleo e gás, habilitando esse tecnólogo a atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras, conforme a demanda;

O profissional deverá ser compatível com a realidade do mercado de trabalho atual e suas perspectivas, por meio de uma postura empreendedora, com capacidade de liderança, visão crítica, holística, criativa, inovadora e de promover o desenvolvimento econômico, com respeito social e ambiental. Além disso, o egresso deverá ser um profissional apto a trabalhar em equipe, capaz de solucionar problemas, sendo ético e zelando pelo social. O tecnólogo em Petróleo e Gás formado deverá ter habilidade de gerenciar, monitorar e executar a prospecção, extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados.

Considerando a vocação regional, o tecnólogo poderá atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras e capacitados para atuar na indústria, realizando análise do petróleo/gás; avaliando aspectos dos reservatórios e legislação vigente; identificando, avaliando e explorando suas reservas terrestres e marítimas; gerenciando o ambiente de trabalho e os riscos ambientais.

Ao final do curso, o profissional será capaz de:

- Atuar nos setores de perfuração, produção, refino, distribuição e logística em Petróleo e Gás
- Gerenciar, planejar, executar e manter obras e serviços do setor Petróleo e Gás, objetivando em todas as etapas a sustentabilidade das ações

Turno/Vagas: Noite/50 (por semestre)
Carga horária: 2.448h
Duração estimada: 3 anos (6 semestres)
Certificações intermediárias: duas* (Auxiliar Técnico de Perfuração de Petróleo e Gás; e Auxiliar Técnico de Refino em petróleo e Gás). Ao final do curso, tecnólogo em Petróleo e Gás

* Na Graduação Tecnológica da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

Petróleo e Gás

Serviços | Graduação