Home Comitês de Ética

Comitês de Ética

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade de Fortaleza – Coética é uma entidade colegiada independente, interdisciplinar, normativa de caráter consultivo, deliberativa e educativa, com o objetivo de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade. Cabe também ao Coética contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos no âmbito de sua competência.

Todas as deliberações do Coética estão fundamentadas na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Nº 466/12 que incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os referenciais básicos da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. Visa, sobretudo, assegurar os direitos e deveres da comunidade científica, dos participantes da pesquisa e do Estado. As regulamentações estão sujeitas a revisões periódicas, conforme necessidades das áreas tecno-científicas e ética.

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS

Na Universidade de Fortaleza, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) foi constituída pela Portaria 01/2009 de 13 de janeiro de 2009.

Tem as atribuições de receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de aula e pesquisa da Unifor e de outras instituições, tendo como base os princípios éticos na experimentação animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea).

Os membros atuam de modo independente e não-remunerado, com caráter consultivo, deliberativo e educativo.

CEUA

Coética