Graduação em Teatro

Autorizado pela Resolução 10/08, de 02 de Maio de 2008

O curso
O curso forma bacharéis em Teatro e propõe o desenvolvimento de habilidades e estratégias de criação no Teatro, pelos eixos da interpretação cênica, dramaturgia e direção.

A proposta pedagógica do curso integra saberes práticos e conceituais, com ênfase na criação do artista teatral. Para isso, estabelece a pesquisa dentro e fora da sala de aula sobre: os processos de composição cênica do corpo; os cruzamentos entre linguagens artísticas diversas; práticas de leitura e escrita de textos teatrais; estudo de poéticas  tradicionais (danças dramáticas brasileiras, teatro de rua, circo) e contemporâneas (teatro físico - visual, performance, vídeo, etc.), dentre outras.

Objetivos do curso:
  • Integrar diferentes linguagens na realidade dramática.
  • Compor personagens.
  • Analisar, aprimorar e pesquisar as técnicas e a expressão vocal e corporal.
  • Mobilizar saberes técnicos, expressão vocal e corporal em situação de criação.
  • Ter consciência artística do corpo e da voz, de acordo com a gramática dos diferentes gêneros e estilos no contexto da atuação.
  • Improvisar dentro de gêneros artísticos diversos.
  • Estabelecer relações de sonoridade de acordo com a concepção cênica.
  • Conhecer e manipular os elementos das linguagens dramáticas e não-dramáticas.
  • Adaptar textos dramáticos e não-dramáticos na montagem de cenas, performances, espetáculos em vídeo, cinema, entre outros.
  • Criar no diálogo entre o tradicional e o experimental priorizando a prática coletiva.

Coordenação: Nílbio Thé

* Sem oferta para 2017