Home Retrospectiva

Unifor 40 anos | Datas importantes

retrospectiva

retrospectivaanos2000

2001 | Inauguração do primeiro laboratório do Brasil de projetos para o mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (gás de cozinha).

2003 |
Criação do Núcleo de Educação a Distância (Nead).
Inauguração do Teatro Celina Queiroz.

2004 |
Inauguração do Centro de Convivência.
Validação dos cursos de mestrado.

2009 |
Abertura dos cursos de doutorado em psicologia, administração de empresas e saúde coletiva.

2010 |
Conquista do Prêmio Melhores Universidades, como a melhor Universidade Privada das regiões Norte-Nordeste.

2011 |
Oferta dos cursos superiores de graduação tecnológica.

2013 |
A Unifor comemora 40 anos contabilizando mais de 70 mil alunos graduados e mais de 7 mil pós-graduados. Possui cerca de 25 mil alunos, distribuídos em 29 cursos de graduação, 9 cursos de graduação tecnológica executiva, 80 cursos de especialização e MBA, bem como nos 5 programas de mestrado e de doutorado, além do curso de doutorado em parceria com a Rede Nordeste de Biotecnologia.

retrospectivaanos90

1992 | Implantação do Programa de Iniciação Científica, elevando a Unifor no ranking das Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais.

1994 | Aprovação de novos cursos de especialização.
Criação dos núcleos de pesquisa em cada Centro de Ciências.

retrospectivaanos80

1982
8 de junho | O chanceler Edson Queiroz falece, vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará.

23 de junho | Seu filho primogênito, Airton José Vidal de Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza.
Fundação da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, instituição gratuita de educação infantil e ensino fundamental para filhos de funcionários da Universidade e da vizinha Comunidade do Dendê.

1983 | Reconhecimento da Unifor pelo Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação.

1988 | Inauguração do Espaço Cultural Unifor, com o objetivo de promover o desenvolvimento das artes plásticas no Ceará.

retrospectivaanos70

1971
15 de abril | Criação da Fundação Educacional Edson Queiroz, com a missão de contribuir para a expansão e o aperfeiçoamento do ensino superior no Estado do Ceará.
17 de setembro | Lançamento da pedra fundamental da Universidade, em ato presidido pelo governador do Ceará, César Cals de Oliveira Filho.

1973
4 de janeiro | Decreto do presidente da República autorizando o funcionamento da Unifor.
Realização do primeiro vestibular, com 2.007 candidatos inscritos, disputando 1.270 vagas, para 17 cursos.
21 de março | Inauguração da Unifor, com aula proferida pelo ministro da Educação e Cultura, Jarbas Gonçalves Passarinho.

1974 | Inauguração da Biblioteca Unifor.

1975 | Realização da primeira colação de grau, em cerimônia presidida pelo governador do Estado, Adauto Bezerra.

1978 | Criação do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) para atender à população carente da Comunidade do Dendê e adjacências.