Home Graduação Tecnológica Energias Renováveis

Graduação Tecnológica em Energias Renováveis

Autorizado pela Resolução CEPE nº 02/2013, de 26/02/2013

Competências e habilidades

O tecnólogo em Energias Renováveis terá uma formação generalista e um perfil profissional caracterizado pelo conhecimento e habilidade em responder às necessidades do setor energético do Brasil, com capacidade crítica, reflexiva, inovadora em relação ao planejamento, projeto, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica urbana e rural e dos processos de comercialização de energia.

São competências deste profissional a gestão dos processos, da qualidade da energia, confiabilidade de sistemas elétricos e da comercialização de energia, sistemas de tarifação, gerenciamento e gestão de contratos (regulados e mercado livre) de comercialização de energia – Leilões, utilização de materiais, equipamentos elétricos, de automação e controle, aquisição de dados e comunicação, procedimentos de segurança no setor elétrico em conformidade com as Normas Regulamentadoras, aliados à consciência ambiental. Poderá atuar autonomamente, ou em empresas de geração, transmissão, concessionárias de distribuição de energia, empresas de comercialização de energia, cooperativas de eletrificação, indústrias, organismos reguladores, dentre outras.

Ao final do curso, o profissional será capaz de:
I – Analisar e gerenciar os recursos de implantação, operação e manutenção dos parques de conversão de energia elétrica (geração, transmissão e distribuição) com os sistemas que o compõem (automação, controle, medição para faturamentos, aquisição e comunicação de dados) com atendimento as normas técnicas e de segurança, saúde e meio ambiente;
II – Realizar a análise e gestão dos sistemas abrangendo: o planejamento, a implantação, o controle de custos e indicadores de desempenho, relacionados à operação, manutenção e comercialização da energia;
III - Planejar, coordenar e interpretar os resultados decorrentes dos comissionamentos, das manutenções preventivas, preditivas e corretivas dos sistemas que compõe a conversão de energia e sua comercialização;
IV - Especificar materiais, gerenciar equipamentos elétricos, automação, aquisição e comunicação de dados, necessários e suficientes aos atendimentos dos requisitos técnicos especificados pelos Códigos de Rede e dos fornecedores;
V – Analisar contratos (regulados e mercado livre) de geração, transmissão e comercialização de energia e das necessidades de correção de recontabilização da energia fornecida ao sistema elétrico, com total observância no que determina os módulos regulatórios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE;
VI – Projetar, analisar, coordenar e supervisionar a implantação e manutenção dos sistemas de medição para faturamento e dos sistemas de registros inerentes ao sistema elétrico;
VII - Ler, interpretar e elaborar documentação;
VIII – Analisar, elaborar e representar a organização ao qual pertence junto aos organismos reguladores para responder a análises de ocorrências nos sistemas e planos de ação de mitigação de riscos.

Coordenação: Prof. Francisco Rodrigo Paulino de Magalhães
Turno/Vagas: Noite/50 (por semestre)
Carga horária: 2.016h
Duração estimada: 2,5 anos (5 semestres)
Certificações intermediárias: uma* (Analista de Gestão Operacional). Ao final do curso, tecnólogo em Energias Renováveis.

* Na Graduação Tecnológica da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

Energias Renováveis

Serviços | Graduação