Graduação Tecnológica Tecnologia em Alimentos

Competências e habilidades do tecnólogo em Alimentos

O tecnólogo em Alimentos é o profissional habilitado a planejar, elaborar e gerenciar os processos relacionados ao beneficiamento, à industrialização e conservação de alimentos, visando à melhoria da qualidade dos produtos ofertados à população. O egresso gerencia equipes, monitora a manutenção de equipamentos e orienta para a qualidade da segurança alimentar. Além disso, desenvolve novos produtos com foco na sustentabilidade e na inovação. Esse profissional atua com visão empreendedora em indústrias, moinhos, unidades produtoras e comercializadoras de alimentos, laboratórios especializados em análise e conservação de alimentos.

Ao final do curso, o profissional será capaz de:
- Gerenciar todas as fases da cadeia de produção de um alimento, inclusive planejamento, elaboração e supervisão, com vistas à adequação e o estabelecimento de padrões de qualidade para os processos industriais;
- Desenvolver novos produtos alimentícios, embalagens, processos e tecnologias, baseado em pesquisas, com o objetivo de atingir novos mercados;
- Prestar consultoria e assistência técnica em processos tecnológicos de alimentos, padrões de qualidade, normas e legislação sanitária;
- Aplicar fundamentos e ferramentas de gestão de pessoas e de negócios de forma empreendedora;
- Conduzir trabalho técnico na área de alimentos, desde a montagem, operação, manutenção, instalações de equipamentos ou direção de equipe para esse fim;
- Fiscalizar obra, serviço técnico e produção técnica especializada na área alimentícia;
- Executar desenho técnico de unidades produtoras de alimentos;
- Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e emitir parecer técnico na área de alimentos;
- Desempenhar cargo e gestão técnica no setor de alimentos.

Coordenação: Professor Frederico José Beserra
Turno/Vagas: Noite/50 (por semestre)
Carga horária: 2.412h (134 créditos)
Duração estimada: 3 anos (6 semestres)
Certificações intermediárias: duas* (Analista de Segurança de Alimentos e Assistente de Produção em Panificação, esta somente para os alunos que cursarem as disciplinas optativas “Química e Tecnologia de Cereais”, “Tecnologia da Panificação” e Controle de Qualidade de Moagem e Panificação”). Ao final do curso, tecnólogo em Alimentos.

* Na Graduação Tecnológica da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

Tecnologia em Alimentos