Home Graduação Tecnológica Estética e Cosmética

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Competências e habilidades do tecnólogo em Estética e Cosmética
O esteticista e o cosmetólogo promovem a beleza, a saúde, o bem-estar e a satisfação com a imagem pessoal, sendo capazes de exercer atividades nas áreas de atuação da Estética Corporal, Facial, Capilar e Terapias de Spa e Bem- Estar. Têm competência para criar e executar programas de atendimento personalizado ao cliente, elaborar estratégias de gestão e marketing para ambientes de estética, desenvolver atividades de educação em saúde, atuar com uma equipe interdisciplinar em saúde, contribuindo para a melhoria da autoestima e qualidade de vida das pessoas. Atuam em clínicas de estética, de cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, salões de beleza, centros de terapias especiais, de bem-estar, spas, centros de podologia, academias de ginástica, hotéis e resorts, indústrias cosmecêuticas e universidades. Trabalham com a visão holística, empreendedora e tecnológica, cientes da responsabilidade e compromisso com a sociedade.

Ao final do curso, o profissional será capaz de:

- Avaliar as estruturas faciais e corporais com base nos processos anatomofisiopatológicos e nos aspectos psicológicos envolvidos nas afecções estéticas.
- Planejar tratamento adequado para as afecções estéticas identificadas, considerando as bases da nutrição e da cosmetologia.
- Aplicar as terapias abordadas em spas, clínicas de estética e centros de bem-estar, com base nos procedimentos técnicos e nos fundamentos anatomofisiopatológicos das afecções estéticas.
- Reavaliar os aspectos evolutivos apresentados pelo cliente, por meio de programa personalizado.
- Atuar em equipes multiprofissionais na elaboração de programas de saúde/beleza das pessoas.
- Organizar serviços de beleza e estética com aplicação de abordagens do empreendedorismo, marketing e gestão de negócios.

Coordenação: Profa. Lia Maria Brasil de S. Barroso
Turno/Vagas: Manhã/60 (por semestre)
Carga horária: 2.592 h/a
Duração estimada: 3 anos (6 semestres)
Certificações intermediárias: duas* ("Técnico em Estética Corporal": ao final do segundo semestre, tendo cursado 828 horas; "Técnico em Estética Facial e Capilar": ao final do quarto semestre, tendo cursado 1.692 horas). Ao final do curso, Tecnólogo em Estética e Cosmética.

* Na graduação executiva da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.