Home Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

A proposta do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) nasceu da necessidade de formação e qualificação de enfermeiros assistenciais e das próprias demandas da universidade e do mercado do Norte e Nordeste, área carente dessa formação, atenuando as desigualdades identificadas na região Nordeste em comparação com as regiões mais desenvolvidas do país. Com a implantação do MPTIE, acredita-se na possibilidade de se criar um corpo de conhecimentos comuns à equipe de Enfermagem, centrado no conhecimento do processo de inovação e desenvolvimento de tecnologias interventivas direcionadas as áreas da saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

A proposta, portanto, foi planejada para contribuir com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços, com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde, subsidiando a realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado.

Objetivos do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE – Unifor)

• Capacitar enfermeiros para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.
  • Desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras atendendo as necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional.
  • Desenvolver estudos baseados em evidências utilizando o método científico para transformação da prática profissional
  • Contribuir para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção a saúde
  • Qualificar recursos humanos críticos e reflexivos para a gestão do cuidado em saúde e enfermagem nos diversos níveis em sistemas de saúde e organizações públicas e privadas.
Perfil do Egresso: Profissional capaz de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde publica e privada; capacitar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional; desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidencias que contribua para transformação da prática hospitalar e atenção primária. Prestar assistência de forma inovadora, transformadora e resolutiva. A composição dessas características culminará na formação de um profissional adequado para atuar em qualquer ambiente de saúde.

Diferença entre Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional em Enfermagem

O Mestrado Acadêmico em Enfermagem se baseia em contribuições teóricas para a solução de problemas organizacionais. Prepara o aluno para se tornar um pesquisador de nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

O Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem permite o aprofundamento da formação científica e profissional aliada à ampliação da experiência prática dos alunos, voltado à capacitação e aos conhecimentos aplicados, tecnologias e resultados científicos, visando à solução de problemas no ambiente de atuação profissional. Confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e prepara o aluno para se tornar um pesquisador de nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

O Mestrado Profissional permite o aprofundamento da formação científica e profissional aliada à ampliação da experiência prática dos alunos, voltado à capacitação e aos conhecimentos aplicados, tecnologias e resultados científicos, visando à solução de problemas no ambiente de atuação profissional. O MPTIE, portanto, visa preparar profissionais voltados à área assistencial de instituições de saúde, tendo os seguintes propósitos: (1) fornecer subsídios técnico-científicos para uma visão mais ampla acerca da realidade da saúde pública e privada que envolve as instituições de saúde no âmbito nacional e internacional; (2) oportunizar a produção de projetos inovadores e socialmente relevantes; (3) estimular o desenvolvimento da produção científica e da inovação tecnológica, nos campos assistenciais direcionados à Enfermagem; (4) qualificar profissionais para aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.

Diferenciais do MPTIE Unifor
  • Utilização de abordagens didáticas inovadoras.
  • Foco na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder.
  • Utilização de experiências do aluno em sala de aula.
  • Adoção de periódicos científicos de referência.
  • Foco prático com rigor teórico e metodológico.
  • Modelo de dissertação diferenciado (projeto de intervenção).
  • Módulo internacional.
Por que fazer o MPTIE Unifor?
  • Forte alinhamento com instituições de saúde.
  • Metodologias de ensino adequadas à moderna educação em saúde.
  • Networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde.
  • Reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Curso com viés internacional.
Infraestrutura para o Curso: O MPTIE, disporá dos 19 laboratórios de informática da Universidade, da Biblioteca Central da Unifor e dos Laboratórios de pesquisa: Criação e inovação do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI); Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NEAD); Laboratório de Enfermagem (LABEN); Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza (NAMI).

Coordenadora: Profa. Dra. Karla Maria Carneiro Rolim