Home Esporte Unifor Divisão de Assuntos Desportivos

Divisão de Assuntos Desportivos

A Divisão de Assuntos Desportivos é responsável pelo planejamento e execução dos projetos desportivos, cuja participação é aberta para alunos de todos os cursos da Unifor.

A Divisão tem o objetivo de planejar, dirigir, controlar, orientar e executar ações desportivas na Universidade de Fortaleza, visando a uma interação maior e participativa da comunidade acadêmica.

Atualmente, a Divisão de Assuntos Desportivos coordena nove projetos, que possibilitam aos alunos se engajar em atividades desportivas orientadas. Esses projetos beneficiam cerca de 350 estudantes, dos quais 95 estão inseridos no sistema de incentivo acadêmico por bom desempenho atlético e acadêmico.

Os estudantes participam de competições regionais, estaduais e nacionais nas modalidades de atletismo, natação, voleibol, handebol, basquetebol e futsal, além de eventos como o GP Internacional de Atletismo, Desafio Unifor de Esportes e a Corrida de Rua, que atraem para a Instituição milhares de participantes.

Manhã - 7h30 às 12h
Tarde - 13h30 às 18h
Noite - 18h às 22h45

Linhas de Atuação da DAD

1. NEGÓCIO:

• Unidade de Negócios
    Desde 2009, o setor oferece serviços à comunidade em geral na área da prática da atividade física e esportiva. Com profissionais de Educação Física, registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF5), cerca de 500 alunos participam das modalidades esportivas de grupo de corrida, natação, voleibol master, tênis, futebol e futsal para empresas conveniadas. Dentre elas, estão: Esmaltec; Holding; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Tribunal Regional do Trabalho (TRT); Polícia Rodoviária Federal; Pão de Açúcar, entre outras. Também está inclusa nesse setor a locação dos espaços físicos, para   organização e realização de eventos esportivos em parceria com empresas conveniadas, eventos estes como: Colônia de Férias, Corrida Kid’s Pão de Açúcar, Olimpíada TRT, Campeonato Brasileiro de Judô, dentre outros.
  • Programa Movimente-se
    Voltado para os funcionários da Unifor, o programa busca estimular nos colaboradores da Universidade a prática regular de atividade física. São três turmas gratuitas de condicionamento físico e desconto de 50% nas modalidades de natação, grupo de corrida e tênis.

2. PROJETOS SOCIOESPORTIVOS:

• Escola de Esportes
    A Escola de Esportes é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, moradores da Comunidade do Dendê. Atualmente com 222 alunos, o projeto social se propõe a desenvolver atividades socioesportivas, além de servir como laboratório de prática para os alunos do Curso de Educação Física, que são orientados por profissionais registrados no CREF5.  Na Escola de Esportes há as modalidades de natação, futsal feminino e masculino, iniciação esportiva basquete feminino e masculino, vôlei feminino e masculino, handebol feminino e masculino e handebol.

3. SELEÇÕES REPRESENTATIVAS:

• Projeto Seleções Desportivas
    Com 150 atletas, 120 bolsas, 10 projetos desportivos e aproximadamente 71 participações dos atletas em Campeonatos, Ligas, Mundiais e demais competições por ano, o projeto já possibilitou que 31 atletas fossem convidados a atuarem em clubes ou outras Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil e em outros países como Itália, Espanha e Estados Unidos. As seleções são nas modalidades de atletismo feminino e masculino, handebol masculino, futsal masculino e feminino, natação masculino e feminino, voleibol feminino e masculino, basquete feminino e masculino e ginástica rítmica.

4. CONVÊNIOS:

• Convênio CNTA/ CAIXA/ UNIFOR
    Sediado no Estádio de Atletismo, o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) CAIXA/UNIFOR é resultado de uma parceria entre a Unifor e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os trabalhos nele desenvolvidos são focados na divulgação do esporte-base e na busca e desenvolvimento de novos talentos na área. Dos quatro núcleos contemplados com o convênio nas Regiões Norte e Nordeste, a Unifor foi a única instituição no Ceará que apresentou os critérios necessários para a parceria e descoberta dos talentos do atletismo.

5. EVENTOS:

• Corrida de Rua da Unifor
    Já tradicional no calendário esportivo do Estado, a Corrida de Rua da Unifor é realizada em maio, mês de aniversário da Universidade. O evento reúne, em média, 2,6 mil esportistas e premia, em dinheiro, as três primeiras colocações, no masculino e feminino. São entregues, ainda, troféus para os três primeiros colocados de cada categoria - 15 ao total - e medalhas para todos os participantes que concluem o percurso. Com um trajeto de 10 km, a prova, homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo, integra também o calendário nacional de Corridas de Rua.
  • Jogos Internos – Intercentros
    Com a participação de estudantes dos diversos centros da Universidade,  os Jogos Internos buscam integrar e confraternizar, por meio de modalidades esportivas, a comunidade universitária interessada na prática de esportes.
  • Jogos Internos – Funcionários
    Com foco nos colaboradores, são realizados os Jogos Internos Intercentros, em que os funcionários podem participar de disputas esportivas em futsal, vôlei, carimba, entre outros. A ideia também é integrar e confraternizar os colaboradores da Instituição.
  • Desafio Unifor de Esportes
    Reúne instituições de ensino superior de Fortaleza, com o objetivo de estimular a prática de esportes e o aprimoramento técnico. No Desafio Unifor os participantes podem competir nas modalidades de atletismo, natação, tênis de campo, futsal, voleibol, handebol e basquetebol, no masculino e no feminino. O desafio Universitário é realizado, anualmente, no mês e outubro, no Parque Desportivo da Unifor.

Divisão de Assuntos Desportivos

(85) 3477.3143/3130