Home Espaço Cultural Unifor Em Cartaz Lendas & Aparições

Lendas & Aparições

exposicao_lendas_aparicoes1A Universidade de Fortaleza e a Galerie Agnès Monplaisir, de Paris, apresentam a exposição Lendas & Aparições, do artista francês Daniel Hourdé. De 23 de março a 10 de julho, será possível conferir, pelo campus da Universidade, oito esculturas em bronze e aço, além de desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações de papel no hall da Biblioteca. O acesso é gratuito.

exposicao_lendas_aparicoes3De bronze, aço ou papel, a arte de Hourdé remete a lendas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos. Narrativas que mesclam fantasia, ficção, fatos e fenômenos reais, apresentando pessoas e animais como personagens, buscando evidenciar a essência humana e sua relação com o universo.

A partir do seu trabalho, Daniel Hourdé descreve corpos nus com musculaturas rígidas, revelando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem. A relação entre a psiquê e o corpo das personagens, representadas num movimento quase maneirista, recorda a arte de Auguste Rodin, famoso escultor francês da segunda metade do século XIX.

De acordo com Maxime Porto, coordenador do projeto, a primeira mostra de Daniel Hourdé no Brasil aconteceu em 2014. O artista expôs, desde então, em Ouro Preto, Belo Horizonte e Salvador, atraindo um público de cerca de 165 mil pessoas. Agora, desembarca em Fortaleza, na Unifor.

Sobre Daniel Hourdé
exposicao_lendas_aparicoes_DanielHourdeDaniel Hourdé nasceu em 1947, em Boulogne-Billancourt, na França. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble e na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, entre 1971 e 1972. Atualmente, vive e trabalha na França.

Exposição Lendas & Aparições, de Daniel Hourdé
Abertura | 22 de março de 2016, às 9h
Visitação | 23 de março a 10 de julho de 2016
Local | As obras estão espalhadas pela Praça Central, Centro de Convivência e hall da Biblioteca (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz)