Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Medicina Veterinária

Graduação em Medicina Veterinária

Competências e habilidades gerais do egresso

• Ser capaz de relacionar-se com os diversos segmentos sociais, estando apto a assumir posições de liderança tendo em vista o bem da sociedade sem perder o compromisso com o Bem Estar Animal.
  • Apresentar raciocínio lógico, de observação, de interpretação e  análise de dados e informações bem como dos conhecimentos essenciais da Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas.
  • Ser capaz de instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas individuais e populacionais.
  • Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão.
  • Ser capaz de executar a inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal, bem como gerenciar o destino final dos subprodutos.
  • Planejar, executar, gerenciar e participar de projetos na área de biotecnologia da reprodução  Animal e de produtos biológicos.
  • Planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais, assim como hospitais, clínicas e ambientes que envolvam atividades com animais.
  • Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária.
  • Capacidade de exercer a profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação na comunidade.
  • Elaborar trabalhos  acadêmicos e científicos,
  • Adaptar-se às constantes mudanças apresentadas no contexto mundial.
Campo de atuação do Médico Veterinário
O Médico Veterinário presta consultoria e assessoria técnica a propriedades rurais e urbanas, envolvendo sanidade e manejo, planejamento de instalações, exploração econômica e ecologicamente sustentável, agronegócios, aquisição de animais para reprodução e/ou produção. Atua em saúde pública na educação sanitária com foco em saneamento ambiental nas comunidades, planejamento em saúde, em epidemiologia, gerenciamento e atendimento em Centros de Controle de Zoonoses, em Clínicas e Hospitais Veterinários particulares e públicos e hospitais-escolas,  na sanidade e defesa de animais silvestres, no magistério e em Biotérios dos diversos níveis de Biossegurança.

Coordenação: Professora Marília Taumaturgo
Turno/Vagas: Integral/65 (por semestre)
Carga horária: 4.212 h/a
Duração estimada: 5 anos (10 semestres)