Home Metodologia

NeaD | Metodologia

A Unifor estimula seus professores a se interessarem por modalidades inovadoras em suas práticas pedagógicas, entendendo que é preciso sensibilizá-los para aderir a estas inovações, estimulando-os ao trabalho de colaboração.

Nos cursos ou disciplinas ofertadas a distância pela Unifor aplicam-se as metodologias ativas de aprendizagem centradas no aluno, envolvendo cenários de prática diversificados e tendo o professor como facilitador do processo. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na Educação a Distância estão centrados na integração dos saberes, na relação teórico-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, proporcionando a interação entre as disciplinas e áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

A proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor, através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a confrontação de ideias dos sujeitos do aprendizado com os professores, possibilitando assim o aprofundamento do conhecimento.

A metodologia apresentará quatro momentos distintos e interligados:

1. No primeiro momento propõe a explicitação das ideias através de conteúdos disponibilizados na web sob a forma de web aulas (imagens, animações, áudio e vídeo), com o apoio do material didático na forma textual;
  2. No segundo momento ocorrerá o compartilhamento das ideias pessoais com o grupo de interlocutores por meio de fóruns de discussões, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), ou pelas redes sociais em grupo fechado criado no Facebook.
  3. No terceiro momento a construção de argumentos onde os sujeitos da aprendizagem e ensino consolidarão, por meio de mídias síncronas e assíncronas, as suas reflexões, utilizando recursos como a sala de aula virtual (web conferência).
  4. O quarto momento será caracterizado pela sistematização da aprendizagem na qual os alunos testarão seus conhecimentos através de instrumentos de avaliação adequados ao tipo de conteúdo que foi trabalhado de forma ampla como a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.
A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, partindo da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade, e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

Fazendo uso de um grupo fechado e das redes sociais, cria-se a possibilidade de estimular trocas de informações sociais, trocas colaborativas e trocas a respeito do conteúdo estudado.

O NEaD tem como proposta que a Educação a Distância não seja vista principalmente como uma modalidade flexível, mas que seja reconhecida também por auxiliar no desenvolvimento de algumas habilidades que ultrapassam os limites educacionais, tais como:
  • A organização pessoal e profissional;
  • O posicionamento dialógico perante um grupo;
  • O desenvolvimento colaborativo e humanizado;
  • O aspecto da liderança que poderá se desenvolver no trabalho em grupo;
  • Diminuir a timidez de alguns alunos;
  • Incentivar trabalhos em grupos;
  • O aumento da responsabilidade pela contribuição no trabalho em grupo;
  • O desenvolvimento de talentos que possam surgir entre os alunos;
  • Melhoria no aprendizado para a realização de projetos.
Necessidades especiais
O NEaD também disponibiliza ferramentas que auxiliam no acompanhamento de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas, contamos com apoio dos intérpretes de libras, que realizam a tradução das videoaulas e de todo material Web que se faça necessário para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS).

Para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos a ferramenta DOSVOX, que trata-se de um sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e permite a leitura de textos em PDF, onde a partir dessa ferramenta, o texto é transformado em áudio e passa a ser escutado pelo aluno com dificuldades visuais.

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levarão em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de tutores presenciais auxiliarem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Através da EaD, o compromisso é apresentar a qualidade dos cursos ofertados pela Unifor independente da modalidade escolhida pelo aluno, garantindo excelência no processo ensino-aprendizagem.

A segunda proposta do NEaD da Unifor é que seus cursos presenciais apropriem-se de mais encontros a distância. Em longo prazo, o objetivo do ensino a distância da Unifor é ofertar cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Extensão e Pós-graduação, expandindo sua marca de qualidade integralmente para algumas ofertas totalmente a distância.

NEAD

Núcleo de Educação a Distância