Home Avaliação

NEaD | Avaliação

A avaliação, elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EaD é mensurado por uma composição de notas, que são as avaliações processuais e presenciais. As processuais podem ser representadas através de trabalhos propostos pelo professor, exercícios avaliativos e também pela prova online. Já a presencial é  realizada com hora, data e local determinados.

O acompanhamento da participação será feito mediante relatórios automatizados de frequência de acesso e o acompanhamento do rendimento acadêmico será processual em duas dimensões:

• Dimensão formativa, que consiste na apresentação de trabalhos e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos e entrevistas com os tutores, por meio de chats, fóruns e outras ferramentas comunicacionais;
  • Dimensão somativa, que consiste em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou curso.
A Unifor adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Visando a um processo contínuo, sistemático e formativo, dar-se-á um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

• Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;
• Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;
• Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;
• Uso de material de apoio e bibliografia;
• Participação nas atividades propostas;
• Interação com professores-orientadores e colegas;
• Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimentos, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

NEAD

Núcleo de Educação a Distância