Home Notícias e Eventos Acessibilidade na Unifor

Acessibilidade na Unifor

Segundo o Decreto Nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004 da Legislação Brasileira, “acessibilidade é condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

No Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza, alunos com deficiência dispõem de programas que facilitam a sua inclusão nas disciplinas a distância e até mesmo na própria instituição. Neste momento, o NEaD está em processo de atualização de seu material, para que a Universidade conquiste mais essa proposta de acessibilidade.

Um dos programas que auxilia o NEaD é o PAP (Programa de Apoio Psicopedagógico), criado em 2005. Durante todo o semestre, ele atende de forma ampla às demandas de acessibilidade de alunos com necessidades educacionais específicas, tanto nas provas como na utilização de livros em braile ou na locomoção pela Universidade, por exemplo.

A Biblioteca da Unifor, que também está envolvida nessa proposta, oferece acesso ao software NVDA, que converte texto para áudio, possibilitando ao aluno o acesso ao Unifor Online e a mais de 6 mil livros pertencentes ao acervo online.

Para o aluno com deficiência visual Felipe Mendes, que cursou a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, o NEaD é sinônimo de companheirismo, apoio, respeito, esclarecimento e vida acadêmica.

NEAD

Núcleo de Educação a Distância