Home O NEaD

Núcleo de Educação a Distância da Unifor

O Ensino a Distância nasceu a partir da necessidade de melhores condições de estudo para milhões de cidadãos que por vários motivos não podiam desfrutar do ensino presencial. Dessa forma, a EAD é considerada uma alternativa para contribuir com a democratização do ensino, considerando que o mercado está cada dia mais exigente com a qualificação profissional.

Na EAD, a aprendizagem acontece em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno. Essa modalidade apresenta uma série de vantagens como interatividade, flexibilidade e autonomia, porém exige uma responsabilidade maior do aluno, necessitando que ele se esforce ainda mais para alcançar um nível significativo de aprendizagem.

Sobre o Núcleo
Na Unifor, a modalidade EaD surgiu no ano de 2003 com apenas um curso de Especialização. Após dois anos, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) passou a ofertar a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico para todos os cursos de Graduação, contando com um número de 92 alunos.

Atualmente, o Núcleo oferta 23 disciplinas de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) e uma Graduação Tecnológica, além dos cursos de extensão com conteúdo atualizado e material didático interativo, a fim de promover uma aprendizagem inovadora e colaborativa para os seus mais de 5.000 alunos matriculados.

Para a concretização desses projetos, é importante salientar que o Núcleo produz seus próprios conteúdos de texto e materiais audiovisuais na área de Desenvolvimento de Projetos, de forma totalmente autônoma e sem a terceirização de nenhuma parte da produção. Especificamente em relação aos produtos audiovisuais, o NEaD dispõe de infraestrutura própria (equipamentos de filmagem e gravação de áudio, estúdios e ilhas de edição) e profissionais capacitados para realizar esse tipo de produção (produtores, editores e operadores de câmera). No caso de produção de materiais, o Núcleo também conta com produção própria de conteúdo, realizada por docentes da Universidade, que apesar de pertencerem aos Centros Acadêmicos também estão vinculados ao Núcleo com horas administrativas.

A ação do NEaD hoje está direcionada a oferecer cursos a distância, disciplinas a distância para os cursos presenciais e apoio virtual nas modalidades de extensão universitária, Graduação (Licenciatura e Bacharelado), Graduação Tecnológica, Pós-graduação e formação corporativa.

O setor conta com uma equipe de 25 funcionários, divididos em três áreas: Divisão Administrativa, Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Divisão Pedagógica, que busca continuamente se atualizar, seja por meio de seminários, palestras e/ou congressos, a fim de sempre se posicionar de forma antecipada à concorrência, agregando valor ao seu trabalho e, consequentemente, ao produto oferecido.

NEAD

Núcleo de Educação a Distância