Home Banco de Dados de Alunos de ICT

Banco de Dados de Alunos de ICT

A Diretoria de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação lançou, por meio do Unifor Online, o Banco de Dados de Alunos de Iniciação Científico-Tecnológica voltado para os alunos de graduação que desejam ingressar em um projeto de pesquisa da Unifor.

O Banco de Dados encontra-se disponível no Unifor Online em Campus > Serviços > Iniciação Científica. Os requisitos para ser um aluno bolsista de Iniciação Científica e ter acesso ao Banco de Dados são:

1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unifor, em pelo menos 20 (vinte) créditos, durante a vigência da bolsa e estar entre o segundo e o penúltimo semestre no início da utilização da bolsa;
  2. Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico: PMG maior ou igual a 7,0 e ter, no máximo, 02 (duas) reprovações em disciplinas cursadas;
  3. Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do pesquisador com dedicação exclusiva à pesquisa de 12 horas/semanais;
  4. Ser selecionado e indicado pelo professor responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado para quota desta modalidade de bolsa;
  5. Ter o Currículo Lattes devidamente cadastrado/atualizado e enviado na Plataforma do CNPq.
  6. Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  7. Não possuir vínculo empregatício;
  8. Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências de fomento, nacionais, internacionais ou da própria Instituição de Educação Superior (IES).
Este cadastro integrará um banco de dados utilizado pelos professores para indicar bolsistas e voluntários em seus projetos de pesquisa. O preenchimento não garante a participação do aluno no programa desejado, mas o torna elegível para uma possível seleção.

Sobre a Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, além do contato com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia.

É dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. As bolsas de ICT trazem benefícios aos alunos, que podem aprofundar os estudos em sua área e aumentar seu repertório científico; e aos professores, que obtêm ajuda e material para suas pesquisas."

DPDI

Iniciação à Pesquisa