Home Programas de ICT – CNPq

Programas de ICT – CNPq

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

Os Programas de Iniciação Científica preparam profissionais para o mercado de trabalho proporcionando uma consequente integração direta entre os cursos de graduação e pós-graduação. É, portanto, um instrumento de formação que permite introduzir, na pesquisa científica, os estudantes de graduação. Isso contribui para que a universidade se envolva integralmente com o desenvolvimento das atividades científicas e propicie uma formação global aos seus alunos.

A Universidade de Fortaleza gerencia uma cota de bolsas do CNPq que são distribuídas aos professores dos quatro Centros de Ciências, através de edital público. Os professores contemplados indicam alunos, através do Banco de Dados de Alunos, que desenvolverão projetos de pesquisa com duração de um ano sob sua orientação.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Objetivos
- Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País;
- Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO – EM

A Iniciação Científica no Ensino Médio compreende o conjunto de atividades científico-tecnológicas realizadas por alunos de nível médio da rede pública de ensino junto a um professor pesquisador e sob a orientação e supervisão deste, visando despertar e incentivar vocações para a pesquisa acadêmica.

Objetivos
- Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos;
- Desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Bolsa
A bolsa tem duração de 12 meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional). Os estudantes devem cursar ensino médio em instituições inscritas no PIBIC e participar regularmente das atividades do programa.

Pesquisador
O pesquisador compõe o quadro de professores efetivos da Universidade de Fortaleza, devendo também desenvolver pesquisa científica e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Resultados
O aluno selecionado deverá estar cadastrado no Banco de Alunos de Iniciação Científica, através do sistema Unifor Online Pesquisa, devendo sua indicação ocorrer até 15 de agosto de 2016.

Para a implementação da bolsa, o professor coordenador do projeto contemplado deverá seguir os seguintes passos:

1. Dar o aceite no Termo de Concessão eletrônico que será enviado através de CI (comunicação interna)
  2. Acessar o Unifor Online em "Campus" > "Plataforma de Pesquisa" > "Indicar aluno bolsista IC"
  3. Selecionar o projeto contemplado
  4. Selecionar o tipo de participação do aluno, que deverá ser obrigatoriamente a opção “BICT/FEQ Iniciação Científica”
  5. Informar os dados do aluno, através do número de matrícula ou nome.
  6. Submeter a indicação.
Ao realizar este procedimento, o aluno receberá o Termo de Compromisso, através de torpedo em seu Unifor Online para dar o aceite.

Em seguida, o professor deverá enviar uma CI (comunicação interna) para o setor Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o Formulário de Indicação de Bolsista preenchido em formato pdf (modelo em anexo). A CI deverá ser enviada com o assunto: “Informações bolsista Edital 36/2016-PIBIC/CNPQ/UNIFOR ou 37/2016-PIBITI/CNPQ/UNIFOR.”

Documentos
- EDITAL PIBIC/CNPQ/UNIFOR Nº 36/2016 - Resultado PIBIC/CNPQ Resultado PIBIC/FEQ
- EDITAL PIBITI/CNPQ/UNIFOR Nº 37/2016 - Resultado PIBITI/CNPQ - Resultado PIBITI/FEQ
- EDITAL PIBICEM/CNPQ/UNIFOR (a ser lançado em breve)