Home Programa Auxílio Complementar à Pesquisa

Programa Auxílio Complementar à Pesquisa

A Universidade de Fortaleza, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), lança o Edital de Auxílio Complementar à Pesquisa com o objetivo principal de identificar, reconhecer e valorizar docentes pesquisadores da Unifor.

O edital oferece fomento financeiro complementar a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos na Universidade que tenham sido aprovados por comitês científicos de agências de fomento governamental à pesquisa no país ou fora, além de projetos financiados por empresas privadas.

Entre os requisitos para se candidatar estão coordenar projeto de pesquisa desenvolvido na Unifor que tenha sido aprovado e/ ou fomentado no período de janeiro de 2013 e janeiro de 2016; possuir título de doutor e ter produção científica ou tecnológica relevante nos últimos três anos na área específica do projeto de pesquisa apresentado.

Neste edital, o pesquisador poderá ser contemplado com até uma cota de bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) e uma cota custeio de, preferencialmente, R$ 2.000 reais por mês. Entre os itens financiáveis estão a BICT (duração de 12 meses), além de itens de custeio, como material de consumo, componentes e peças de reposição, softwares, serviços de terceiros, passagens, diárias, entre outras.

No edital, do total dos recursos disponíveis, 50% serão destinados às propostas que envolvem as grandes áreas prioritárias de pesquisa da Unifor: Saúde. Biotecnologia, Engenharias e Tecnologia da Informação. O restante será dividido igualmente entre as demais grandes áreas.

Edital Nº 05/2016 - Auxílio Complementar à Pesquisa
Edital R. Nº 14/2016 (Retificação)
Edital R. Nº 13/2017 (Prorrogação de fomento financeiro)
Projeto de Pesquisa 2016 (modelo)