Home Esporte Unifor Goleira de futsal da Unifor está entre as 10 melhores no mundo

Goleira de futsal da Unifor está entre as 10 melhores no mundo

Sex, 02 de Setembro de 2016 10:42

Enfrentar o preconceito nunca foi algo fácil. Por muitos anos mulheres passaram por dificuldades para alcançar posições de destaque que antes eram ocupadas apenas por homens.

Com Missiara Papsti não foi diferente. Estudante do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, Missiara foi indicada entre as 10 melhores goleiras do futsal feminino do mundo pelo site Futsal Planet. Levando consigo a saudade de casa, Missi, como é chamada entre amigos, iniciou sua carreira cedo. Hoje, aos 26 anos, é goleira da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, também atuando na mesma posição na Seleção Feminina de Futsal Unifor.

Apaixonada por futebol desde os 11 anos de idade, Missi nunca imaginou que essa seria sua vocação profissional. Descoberta pelo treinador do time de colégio, a jovem teve a oportunidade de se mudar sua cidade natal, Ilhota (SC), para Criciúma (SC), para jogar no time profissional de futsal feminino. Desde então, Missiara seguiu sua vocação, nunca imaginando que poderia parar na Seleção Brasileira.
missi_fustal
"Desde pequena eu gosto de jogar futebol. Eu comecei jogando entre os meninos mesmo, porque naquela época não tinha time para meninas na minha cidade. Em 2007 eu consegui jogar em uma seleção feminina, e aí eu decidi seguir carreira. Foi então que eu recebi a proposta para jogar em Criciúma, Santa Catarina. Lá era time profissional. Eu participei de competições nacionais, regionais e estaduais. De 2007 a 2012 eu joguei por lá. Em 2013, recebi a proposta para vir jogar pela Unifor. Estou aqui desde então”, revela Missi.

Ao entrar na Universidade, seus esforços a fizeram conquistar a Bolsa Atleta, recurso oferecido pela Unifor para incentivar os esportes e o estudo. Desde então, Missi não tem limites. Com vários títulos na bagagem, a jovem se tornou aquilo que sonhou e muito mais. Hoje, Missiara é fonte de inspiração para crianças da sua cidade natal. “Já dei palestras para meninas da minha antiga escola em Ilhota e em Criciúma. Sempre falo que quando você tem um sonho, vale a pena persegui-lo custe o que custar, porque é isso o que vai te deixar feliz. Se você quer, tem que seguir em frente”.

E não para por aí: Missiara Papsti está entre as 10 melhores goleiras do mundo, indicadas ao Prêmio Futsal Planet 2015. Pensando sempre em melhorar, Missi não se contenta com pouco. A jovem treina com um bloco de notas, onde pode refletir sobre suas séries e jogadas. Como uma verdadeira mestre do gol, ela não se deixa abater por preconceitos. “Preconceito sempre vai ter, né. Mas já foi bem pior. O importante é manter a cabeça erguida e seguir em frente, lutando pelo que você acredita”, afirma.

Divisão de Assuntos Desportivos

(85) 3477.3143/3130