Home Acessibilidade

Acessibilidade: Direito de Todos

A Biblioteca da Unifor busca permanentemente ofertar melhores serviços para pessoas com deficiências. Conheçam os recursos disponíveis:

Deficiência Física

A Biblioteca Central da Unifor disponibiliza bancadas rebaixadas de consultas para pessoas com deficiência (indicadas pelo cartaz com os símbolos internacionais de acessibilidade). Possui quatro banheiros acessíveis com bacia, mictório, lavatório, acessórios com barras de apoio. Dispõe de assentos, armários de aço, guarda-volumes preferenciais (indicadas pelo símbolo internacional de acessibilidade), guichês preferenciais para empréstimos e devoluções de livros (também indicados pelos símbolos internacionais de acessibilidade) incluindo uma plataforma elevatória para o acesso ao piso superior da Biblioteca.

Deficiência Visual

Nos computadores da bancada de consulta da Biblioteca foi instalado o software de leitor de tela NVDA (Non Visual Desktop Access), que auxilia as pessoas com deficiências visuais navegarem pela internet descrevendo os itens na tela do computador por meio de audiodescrição.

Oferece bases de dados de artigos científicos (EBSCO, Vlex) e bases de livros eletrônicos E-livros: BV Pearson e Minha Biblioteca para alunos com deficiência visual, utilizando leitor de tela - NVDA, para os usuários de baixa visão as bases possuem o recurso de ampliação do tamanho da fonte (recurso de zoom). O setor da Referência ministra treinamentos sobre a Biblioteca Digital para alunos com deficiência visual através do NVDA, foram treinados 3 alunos com a respectiva deficiência (01-Direito, 01-Educação Física, 01-Psicologia), disponibilizando tutoriais com áudio sobre as bases de dados e acesso a 30 títulos de obras em Braile.

Disponibiliza também monitor 27" LED Curvo, que amplia o campo de visão dos textos e das imagens facilitando a utilização pelos deficientes visuais ou deficientes de baixa visão, proporcionando uma visualização de conforto e de maneira uniforme da tela. Também dispõe do scanner BookReader V200, equipamento de mesa para digitalização de textos que reconhece texto por OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) e cria arquivos em MP3/narração digital nos idiomas Português e Inglês de alta qualidade com voz realista.

Deficiência Auditiva

Para atendimento aos alunos com deficiência auditiva a Biblioteca tem funcionários acessíveis em Libras. São 30 funcionários com nível de Libras 2º, 4 funcionários com nível 5º com meta programada para 2017 de 25 funcionários com  nível de Libras 3º.

Oferece manuais em PDF, sobre as Bases de dados e tutoriais habilitados com a função de legenda em Português e Inglês.

Biblioteca Digital

Setores e Serviços