Unifor on-line

Home Espaço Cultural Unifor Em Cartaz Vacas Magras

Vacas Magras


vacas-magras-expo-1Muito além do que se exibe nos noticiários, a falta de chuva em várias regiões do país é um problema concreto para milhares de famílias. Com o intuito de despertar o olhar para essa realidade, a artista plástica Márcia Pinheiro exibirá, no campus da Universidade de Fortaleza, esculturas em tamanho real dos animais subnutridos, símbolos da seca no sertão.  A intervenção poderá ser vista a partir do dia 1º de fevereiro.

Ao todo, serão expostas 10 vacas, construídas em fibra de vidro e resina. Durante três anos, a artista dedicou seu tempo entre pesquisas e processo criativo iniciando a exposição das obras em 2014, em lugares como Aeroporto Internacional Pinto Martins, Praça José de Alencar, Mercado Central, área externa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro das Tapioqueiras e Terminal Rodoviário Eng. João Thomé e na Casa Cor 2014.

Márcia explica que toda a sua obra é feita com base em alguma problemática social. “Meu objetivo sempre é chamar atenção das pessoas para as questões sociais através da arte”. A identificação com o Sertão, cenário recorrente em seu trabalho, vem da família, especialmente da mãe, que mora na cidade de Milhã, no interior do Ceará.

vacas-magras-expo-2Sobre a reação do público, ela conta: “Fiquei muito surpresa com a forma que as pessoas interagiam com o trabalho, tocavam, conversavam, davam nomes e até alimentavam as vacas. É muito gratificante conseguir fazer as pessoas refletirem sobre algo, inesperadamente, na rua ou no meio da sua rotina”, comenta Márcia.

Palestra
Como parte da programação, Márcia Pinheiro estará na Unifor no dia 14 de fevereiro para ministrar uma palestra sobre a exposição. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 9h no Auditório da Biblioteca.

vacas-magras-expo-marcia-pinheiroSobre a artista
Com formação em Artes Visuais e Design Gráfico, Márcia Pinheiro é uma artista cearense com criação nas áreas das artes plásticas. Sempre tratando temáticas de cunho social, ela já participou de concursos como o Prêmio Design Ceará, o 55º Salão de Abril, o Festival Vida e Arte e a Mostra Cariri. Também participou de exposições coletivas, como Arte Contemporânea e Artes Plásticas em Fortaleza – Ceará, 3º Salão Internacional de Artes Visuais e 5ª Bienal Nacional de Gravura-Olho Latino em São Paulo.

Serviço
Palestra com a artista Márcia Pinheiro
Data: 14 de fevereiro de 2017
Horário: 9h
Loca: Auditório da Biblioteca Unifor

Mostra Vacas Magras
Data: de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2017
Local: campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321)
Aberto ao público
Mais informações: 3477.3319

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 22h; e aos sábado e domingos, de 8h às 18h