PPGSC realiza Seminário de Gestão em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor realiza, de fevereiro a março, o Seminário de Gestão em Saúde Coletiva. O evento acontece às sextas-feiras de manhã, de 8h às 11h, no bloco S, sala S-11.

O seminário corresponde à uma disciplina da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e está sob a supervisão das professoras Raimunda Magalhães da Silva e Luiza Jane Eyre de Souza Vieira. Seu conteúdo visa a reflexão, o debate e o aprofundamento de questões teóricas, metodológicas e práticas no campo da gestão em saúde, considerando a produção científica pertinente e contando com a participação de experts na área.

Podem participar pós-graduandos em Saúde Coletiva da Unifor, Uece e UFC. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (85) 3477.3280 / 3477.3385.

A metodologia será desenvolvida a partir de oficinas de trabalho, grupos de estudo e rodas de conversa facilitadas por convidados com experiência na área. Entre os temas a serem abordados estão: Conceitos Gerais de Gestão em Saúde; Gestão em Saúde no SUS; Sistemas e serviços de saúde com ênfase nos modelos de redes em saúde e modelos de assistência à saúde; Gestão em saúde no Brasil no contexto do Pacto pela Saúde; Desafios da gestão em saúde para a implantação de modelo assistencial condizente com os princípios e diretrizes do SUS; entre outros.

Confira a programação

10/02/17

Acolhimento. Apresentação do Programa da Disciplina. Apresentação da oficina dos artigos de revisão. Aferência sobre a expectativas dos discentes sobre a disciplina. Possíveis ajustes acordados com os alunos

Tema: Contextualização de Gestão em Saúde
Convidado: Dr. José Peixoto Caldas - Professor Titular da UNIFOR, Investigador Coordenador do Center for Health Technology and Services Research, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Colaborador do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Pesquisador Senior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professor Associado do College of the Americas - Inter-American Organization for Higher Education.
Professoras da Disciplina: Raimunda Magalhães da Silva e Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
Colaboração Docente: Indara Cavalcante Bezerra

17/02/17

Tema: Modelos Teóricos e Práticos de Gestão em Saúde
Convidado: Dr. Afonso Carneiro Lima Lima - Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNIFOR. Tem experiência em finanças, em gestão orçamentária e na gestão de operações de cursos de pós-graduação.

Tema: Experiências práticas em gestão e suas implicações no SUS
Convidada: Mestre Fabíola de Lima Gonçalves - Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza; Tutora EAD da Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP. Possui experiência na coordenação de serviços assistenciais e em formação na área da saúde coletiva.

24/02/17

Tema: Gestão do capital humano
Convidada: Dra. Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão - Professora adjunto do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da UECE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Enfermagem, com ênfase em Políticas e Gestão em Saúde.

Tema: Cogestão: Experiências e Desafios no SUS
Convidada: Mestre Karine Lima Verde Pessoa - Docente do Curso de Graduação em Psicologia e da Especialização em Saúde Mental no Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência em assessoria técnica, supervisão e gestão em redes na área de Saúde Mental Coletiva.

03/03/17

Tema: Gestão em Redes no SUS
Convidada: Mestre Francisca Ozanira Torres Pinto de Aquino - Coordenadora do Núcleo de Formação da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza.

10/03/17

Tema: Gestão financeira no SUS
Convidada: Dra. Maria Helena Lima Sousa - Pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ. Docente na disciplina Financiamento da Saúde no curso de mestrado profissional em Gestão em Saúde da UECE. Expert na área de Gestão e Financiamento na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Tema: Agencia Nacional de Saúde Suplementar
Convidado: Mestre Paulo Félix de Almeida Pena  - tem expertise na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão em Saúde, Modelos e Estratégias Tecnico-Assistenciais, planejamento, epidemiologia e Saúde Pública.

17/03/17

Tema: Gestão e Judicialização na Saúde
Convidado: Mestre Francisco Ivan Rodrigues Mendes Junior - Coordenador de Políticas e Atenção da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Tem experiência nas área de Saúde Coletiva, com Gestão Pública e Políticas de Saúde

24/03/17

Tema: Gestão Estratégica no nível federal do Sistema Único de Saúde
Convidado: Mestre Luiz Marques Campelo – Integrante do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde na Gestão de Projetos Estratégicos de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Saúde Pública,

31/03/17

Avaliação do Seminário. Apresentação dos Trabalhos (artigos) e encerramento da disciplina.
Colaboração Docente: Indara Cavalcante Bezerra

Mais informações: (85) 3477.3280 / 3477.3385