Home Projetos Sociais

Projetos sociais realizados em 2009

Promoção de Saúde Mental

O Grupo de Promoção de Saúde Mensal inclui pessoas com transtorno psíquico ou em situações de risco para o adoecimento levando em consideração os fenômenos familiares, comunitários e socioeconômicos implicados ou predisponentes para estas patologias, tendo na abordagem holística e integral sua premissa básica.

Objetivo:
Intervir junto à clientela, família e comunidade, por meio de atividades terapêuticas grupais que visem à promoção da saúde mental e à conquista da cidadania. Analisar os transtornos psíquicos no processo de saúde, tendo como base a realidade social local.

Resultados obtidos:
Melhoria da clientela em termos de relacionamentos interpessoais, diante das problemáticas emergentes de saúde mental, desenvolvimento das interações sociais por meio de atividades grupais, busca de saúde na sistematização dos cuidados de enfermagem, higiene, alimentação, medicações clínicas e psiquiátricas em uso, lazer, ocupação, etc. Atendimento realizado a 70 pacientes.

Grupo Cabelos Brancos
Ações educativas para idosos, objetivando prevenção de acidentes domésticos, orientação alimentar, postural, socialização e integração através de datas comemorativas através de um trabalho interdisciplinar com Fisio, Fono, TO, Enfermagem e Odonto. Grupo autossustentável com estrutura interna definida com distribuição de responsabilidades (financeira, eventos e comunicação).

Objetivo:
Informar sobre os aspectos gerais da saúde e cidadania visando ao resgate da autoestima e à melhoria da qualidade de vida do idoso.

Resultados obtidos:
Ações preventivas entre as pessoas da terceira idade, através da convivência em grupo, recuperação da autoestima por meio da participação em atividades recreativas e culturais que estimulam a criatividade e favorecem a convivência entre os idosos. Atendimento realizado a 144 idosos.

Público-alvo:
Idosos
Família
Comunidades locais

Nami

Núcleo de Atenção Médica
Integrada - Nami

Rua Desembargador Floriano Benevides, 221- Bairro Edson Queiroz (ao lado Fórum Clóvis Beviláqua)