Home Comunicação e Marketing Eventos CCJ debate julgamento simulado sobre o caso dos exploradores de cavernas

CCJ debate julgamento simulado sobre o caso dos exploradores de cavernas

Qui, 18 de Maio de 2017 10:03

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) realiza,no dia 30 de maio, um debate a respeito do julgamento simulado sobre o caso dos exploradores de cavernas. O evento acontece às 7h30 no auditório da Biblioteca e será conduzido pelo professor Flávio José M. Gonçalves.

Os alunos interessados devem fazer a sua inscrição online. As vagas são limitadas e a participação é válida como atividade complementar.

increva-se-aqui

Entenda o caso

O caso dos exploradores de caverna é um estudo fictício proposto pelo jusfilósofo Lon L. Fuller (1902-1978) para ensinar as principais linhas de pensamentos jurisprudenciais em voga no final dos anos 1940 nos Estados Unidos. O caso, além de ilustrar as diferentes escolas de jurisprudência, estimula a reflexão crítica em julgamento de casos difíceis, impasses éticos e conflitos interpretativos da lei.

Cinco membros de uma sociedade espeleológica entram em uma caverna e acabam soterrados. As vítimas conseguem entrar em contato com as equipes de resgate que estão do lado de fora da caverna através de um rádio. Depois de vinte dias são informados de que o resgate irá demorar mais 10 dias e que podem morrer de fome. Um dos exploradores, Whetmore, convence os outros de que um deve ser sacrificado para servir de comida aos outros e propõe um sorteio para escolher o sacrificado. Whetmore acaba sendo assassinado e comido pelos companheiros. Depois que são resgatados, os quatro sobreviventes vão a julgamento por homicídio. Começa então um debate entre os juízes sobre Direito natural e Direito positivo.

Julgamento Simulado O Caso dos Exploradores de Cavernas
Data: 30 de maio de 2017