Home Comunicação e Marketing Notícias Parque Tecnológico Unifor será inaugurado dia 14 de julho

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, o TEC Unifor, será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira, 14 de julho, em solenidade que acontecerá a partir das 9h, com a participação da reitora Fátima Veras e do prefeito Roberto Cláudio. O TEC Unifor funcionará no Campus da instituição, majoritariamente no bloco M, e tem apoio do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor).

O equipamento abriga os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa e uma incubadora. As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

Multinacionais e empresas brasileiras reconhecidas no mercado, como Eletra Energy Solution, G4Flex, Ivia, Mob Telecom, Nuteral, Serttel e Softtek, farão parte do equipamento. Empresas do Grupo Edson Queiroz também estão presentes no TEC Unifor. A Nacional Gás Butano, distribuidora de gás de petróleo liquefeito (GLP), mantém parceria com o Núcleo de Tecnologia da Combustão da Unifor, enquanto a empresa de eletrodomésticos Esmaltec é parceira do Laboratório de Refrigeração e Condicionamento de Ar.

O diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza, professor Vasco Furtado, destaca a importância do espaço. “Tenho convicção de que o Parque Tecnológico da Unifor será capaz de aumentar a produtividade das empresas parceiras visto que serão apoiadas pelo conhecimento presente na academia. Por outro lado, as pesquisas científicas na Universidade ganharão cada vez mais relevância por estarem sendo aplicadas em problemas reais da sociedade”, explica.

Para o titular da secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza vai ao encontro das ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do Município. “O novo ambiente terá a importante missão de apoiar empreendimentos produtivos que desenvolvam atividades econômicas de base tecnológica,o que permitirá gerar novos espaços para abrigar empresas inovadoras e gerar empregos mais qualificados para a população de Fortaleza”, destaca.

O que são parques tecnológicos

Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Desta forma, empresas, universidades e investidores compartilham o mesmo ambiente, gerando benefícios para a comunidade e pólos de desenvolvimento social e econômico. O número de parques tecnológicos, como o famoso Vale do Silício na Califórnia, cresceu rapidamente no mundo a partir da década de 1990.

A interação academia-empresa é potencializada pela proximidade física, mas não somente por isso. No caso da Universidade de Fortaleza, o TEC Unifor possui laboratórios de pesquisa e inovação que se apresentam como espaço da interação entre academia-empresa e potencializador da inovação por meio de equipamentos compartilhados e de pesquisadores dedicados integralmente à produção da inovação. Um exemplo de equipamento com essa finalidade é o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

Lapin

O Lapin possui equipe multidisciplinar com pesquisadores de áreas como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica. Ele serve assim de espaço compartilhado para projetos em áreas diversas como otimização do transporte coletivo, melhoria segurança viária, compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas, veículos e economia de energia via o desenvolvimento de eletrodomésticos inteligentes. Nesses projetos, há interação com empresas do setor público, privado e terceiro setor. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Enel, Serttel, Esmaltec e Cruz Vermelha são algumas das empresas que interagem com a equipe multidisciplinar do Lapin.

Incubadora

O Parque Tecnológico da Unifor também conta com incubadora de empresas, o Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec), e tem como objetivo o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. No momento, existem cinco empresas incubadas e cinco já graduadas.

Uma das empresas graduadas e que passou a se instalar no TEC Unifor é a G4Flex. Ela surgiu de uma iniciativa dentro do Laboratório de Redes Convergentes da Unifor, passou por fase de incubação no Edetec e em seguida entrou no mercado com alguns clientes.

Inauguração do TEC Unifor
Data: 14 de julho de 2017