Dupla Titulação em universidades alemãs

Berlim School of Economics and Law
DeggendorfInstituteofTechnology
Deggendorf Institute of Technology
Com o objetivo de oferecer aos seus alunos o contato com outras línguas e culturas, a Universidade de Fortaleza lançou edital para seleção de estudantes para o Programa de Dupla Titulação com a Berlin School of Economics and Law e a Deggendorf Institute of Technology, ambas na Alemanha.

O intercâmbio será realizado no período de 2018.1 e 2018.2. Para a cidade de Berlim, serão selecionados três alunos do curso de graduação em Administração, enquando Deggendorf receberá cinco alunos de Comércio Exterior ou Ciências Econômicas.

Para se candidatar, são requisitos:

• Ser brasileiro (nato ou naturalizado) e ser maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2018 (Berlim) ou julho de 2019 (Deggendorf);
  • Estar regularmente matriculado na Unifor durante todo o processo de seleção, desde sua inscrição até o final do Programa;
  • Ter cursado efetivamente mais de 30% e menos de 75% das disciplinas do curso;
  • Ter performance média global (PMG) igual ou superior a 8,0;
  • O candidato deverá ter cursado e ser aprovado, até o término do semestre 2017.2, um mínimo de 3 disciplinas em idioma inglês;
Além disso, os alunos interessados no Deggendorf Institute of Technology devem ter cursado, até o término do semestre 2017.2, a disciplina de Estágio Supervisionado.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 1º a 8 de setembro de 2017, de 8h às 21h, na Secretaria dos cursos de graduação (sala R-02). Devem ser apresentados os seguintes documentos:
  • Histórico acadêmico atualizado;
  • Curriculum Lattes atualizado;
  • Carta de motivação de no máximo duas laudas, redigida em idioma inglês, na qual deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do Programa;
  • Cartas de recomendação assinadas por dois diferentes professores, redigidas em idioma inglês;
  • Cópia do passaporte com validade mínima até dezembro de 2018 (Berlim) ou julho de 2019 (Deggendorf);
  • Formulário de aplicação devidamente preenchido;
  • Uma fotos 3x4;
O processo seletivo será composto por uma entrevista em língua estrangeira. A seleção para Berlim será no dia 12 de setembro e a de Deggendorf no dia 14 do mesmo mês. A entrevista começa às 17h, seguindo a ordem alfabética dos candidatos. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 15 de setembro de 2017.

É importante que os candidatos leiam os editais de seleção na íntegra:

Edital VREGRAD/VIREX Nº 09/2017 - Berlin School of Economics and Law
Edital VREGRAD/VIREX Nº 10/2017 - Deggendorf Institute of Technology