Home Comunicação e Marketing Eventos Críticos cearenses realizam debate sobre cinema na Unifor

Críticos cearenses realizam debate sobre cinema na Unifor

Ter, 10 de Outubro de 2017 18:07

Com o objetivo de estimular e compartilhar experiências sobre a crítica cinematográfica com alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) realiza bate-papo com profissionais associados da entidade nesta quarta-feira (11), às 19h, no auditório A1 da Unifor. Na ocasião, também será lançada a primeira edição da revista Movimento, publicação oficial da Aceccine.

Farão parte da bancada membros da Accecine, todos críticos de cinema de diversas plataformas, entre eles, o jornalista Diego Benevides, do Diário do Nordeste, Daniel Herculano, redator do site “Clube Cinema”, o programador Pedro Azevedo, do Cinema do Dragão, e o youtuber Bruno Albuquerque, do canal “Cinema Duas Portas”.

Diego Benevides, presidente da Accecine, explica que o encontro pretende fortalecer o diálogo entre críticos e os futuros realizadores de produções audiovisuais, bem como incentivar os alunos na prática cinematográfica. “Queremos nos aproximar dos alunos para que eles entendam o que é a Accecine e para que possam entender sobre como a crítica do cinema funciona. É intercâmbio que a gente quer promover para que eles possam tirar dúvidas e perguntar o que está em evidência hoje no cinema brasileiro e mundial”, explica.

Diego ainda destaca sobre o trabalho do crítico cinematográfico e seu papel como mediador das produções para o público. “O crítico é interpretador do filme. A gente dá nossa opinião de acordo com as referências e a bagagem cultural que a gente tem e do nosso envolvimento com o próprio cinema. Um boa crítica é isso, a que se mergulhou realmente no filme”, declara.

Sobre a Aceccine
A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) foi criada em 2016, com o objetivo de  analisar e refletir sobre as obras audiovisuais, a fim de defender críticas responsáveis e de garantir a liberdade dessas atividades, como críticas, estudos, pesquisas, cursos e seminários. A entidade também objetiva a divulgação das obras audiovisuais, a fim de valorizar principalmente o cinema cearense e nacional, bem como toda e qualquer expressão artística relevante do cinema mundial.

A Aceccine está no momento em processo de chamada pública de novos profissionais de crítica do cinema do Ceará que estejam interessados em participar da entidade. A convocação, que acontece anualmente, possui alguns pré-requisitos. Podem se associar críticos de cinema cearenses ou que residam no Ceará há pelo menos dois anos e que atuam na função em qualquer plataforma de mídia e que tenha no mínimo dois anos de experiência na área, por meio de comprovação em formato PDF ou on-line, bem como currículo profissional. As informações devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até dia 15 de outubro.

Debate da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)
Data: 11 de outubro de 2017 (quarta-feira)
Local: Auditório A1 - Unifor

Comunicação e Marketing