Alunas da Unifor conquistam 1° e 3° lugar no Expolog Hack 2025

seg, 1 dezembro 2025 16:40

Alunas da Unifor conquistam 1° e 3° lugar no Expolog Hack 2025

A competição é o maior hackathon de inovação e tecnologia portuária do Norte e Nordeste e reuniu estudantes de todo o país


Hackathon reuniu estudantes de todo o país em busca de soluções para desafios reais do setor portuário (Foto: Arquivo Pessoal)
Hackathon reuniu estudantes de todo o país em busca de soluções para desafios reais do setor portuário (Foto: Arquivo Pessoal)

No último dia 27 de novembro, alunas do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz — foram as vencedoras do Expolog Hack, realizado dentro do evento EXPOLOG: Feira Internacional de Logística

A competição aconteceu em duas etapas: entre 14 e 23 de novembro, ocorreu o hackathon online, com mentorias e desenvolvimento dos projetos; já a final foi realizada no dia 27, no Centro de Eventos do Ceará. O desafio reuniu estudantes de diversas instituições para criar soluções reais voltadas ao setor logístico, com foco em Inteligência Artificial (IA), automação, sustentabilidade e inovação aplicada.

A equipe Facilita Pecém, composta pelas alunas Anne Louizi, Sophia Ponte e Sofia Freitas, estagiárias do Unifor Hub, conquistaram o 1° lugar com seu projeto de inovação. A Unifor também conquistou o 3° lugar da competição com a aluna Clara Vieira, da equipe Conecta Pecém. As equipes foram mentoradas pela professora Mônica Luz, do curso de Comércio Exterior e coordenadora do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX)

A solução da equipe Facilita Pecém propôs uma plataforma de empregabilidade que usa IA para conectar jovens da comunidade às vagas do Complexo do Pecém, oferecendo análise de currículo, capacitação e match de competências. Ao mesmo tempo, para as empresas, a plataforma entrega um painel de gestão com candidatos já qualificados, reduzindo custos e aumentando a eficiência das contratações.

Já a equipe Conecta Pecém apresentou uma plataforma de diagnóstico e orientação vocacional que usa IA generativa para transformar vivências informais dos jovens em competências técnicas alinhadas às demandas do Complexo do Pecém. A solução identifica lacunas de qualificação, sugere trilhas personalizadas, oferece pontos físicos de acesso para jovens sem conectividade e conecta empresas a perfis preparados, promovendo inclusão produtiva e alinhamento entre talentos locais e necessidades industriais.

Sobre o ExpologHack 2025

O Expolog Hack é a maratona oficial de inovação da EXPOLOG, sendo considerado o principal hackathon de logística das regiões Norte e Nordeste. A iniciativa integra o Desafio Porto Hack Nordeste (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados + Ministério dos Portos e Aeroportos), que convida estudantes e profissionais a desenvolverem soluções para desafios reais de um porto localizado no Ceará.

Nesta edição, participaram equipes de todo o país, com foco em tecnologias como IA Generativa, automação, sistemas inteligentes, agentes autônomos (AgentsAI) e sustentabilidade operacional. A final aconteceu no palco principal da feira, distribuindo R$20 mil em premiações.

 

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.