null Alunos da Medicina Unifor participam de estágio no Complexo de Saúde Emilio Ribas

Sex, 23 Dezembro 2022 08:11

Alunos da Medicina Unifor participam de estágio no Complexo de Saúde Emilio Ribas

Atividade faz parte da Trilha do Conhecimento da Disciplina Ciências Básicas e possibilita aos alunos uma vivência prática nas áreas de exames laboratorial e diagnóstico por imagem


Participaram do estágio 22 alunos que puderam conhecer o funcionamento do laboratório e realizar atividades práticas (Foto: Divulgação)
Participaram do estágio 22 alunos que puderam conhecer o funcionamento do laboratório e realizar atividades práticas (Foto: Divulgação)

Alunos do 4° semestre do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, tiveram a oportunidade de vivenciar a parte prática da profissão por meio de uma parceria com o Complexo de Saúde Emílio Ribas, em Fortaleza. Os estudantes realizaram 32h de estágio no Complexo de Saúde, entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, por meio da Trilha do Conhecimento da Disciplina Ciências Básicas do curso. 

“Essa trilha faz parte de um dos módulos optativos que fazem parte do novo currículo. Nosso objetivo com essa trilha é que os alunos compreendam a importância dos exames laboratoriais, desde a coleta, a liberação, a execução e os custos, para que eles possam ter uma nova visão do que significa um exame para um paciente. Não é só solicitar um exame, ele precisa refletir a importância do teste, do resultado e o custo disso para cada paciente”, explica a médica e assessora pedagógica da Unifor, Rejane Brasil

Por meio da iniciativa, os 22 alunos participantes da trilha realizaram atividades práticas nos laboratórios, acompanharam o fluxo pré-analítico, compreenderam a importância do médico na redução de interferentes, a rotina dos setores de Microbiologia, Parasitologia, Nefrologia, Biologia Molecular, Hematologia, Endocrinologia, Bioquímica e Imunologia, além de conhecerem critérios de liberação de resultados, especialmente os resultados críticos. Os estudantes também fizeram estudo de caso e compreenderam como é feito o controle de qualidade e a validação de novos exames.

Para Bruna Deusdará, aluna do 4º semestre do curso de Medicina, a experiência foi bastante positiva. “A primeira  semana , na qual vimos a parte de exames laboratoriais, foi bem aproveitada e tivemos vários conteúdos, inclusive coisas que enriqueceram nosso conhecimento sobre o tema. O ponto alto foi o encontro com uma das endocrinologistas do Emilio Ribas, em que discutimos casos clínicos baseados em exames verdadeiros. A semana foi na sede do Iguatemi. Foi muito bom o encontro com a professora Esther que nos explicou sobre vários detalhes da mamografia e nos proporcionou a experiência prática com o ultrassom”, detalha.

Além de visitarem as unidades laboratoriais do Complexo de Saúde Emilio Ribas, os estudantes conheceram a área de exames de diagnóstico por imagem no Shopping Iguatemi Bosque (Foto Divulgação)

Os futuros médicos puderam conhecer também a Unidade do Emilio Ribas Iguatemi, considerado um dos polos de saúde mais avançados em tecnologia do Brasil, onde são feitos os exames de diagnóstico por imagem, e acompanham casos clínicos com a interpretação de resultados de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e tiveram prática de Ultrassonografia. 

"Essa iniciativa é de suma importância, pois os alunos passaram a compreender a relevância do contato médico proativo, através de uma relação de confiança entre prescritor e empresa de Medicina Diagnóstica”, pontuou Natália Velloso, coordenadora de Educação em Saúde do Emilio Ribas.