null Universidade de Fortaleza é líder entre as marcas lembradas no ensino superior pelos cearenses

Qui, 7 Julho 2022 16:09

Universidade de Fortaleza é líder entre as marcas lembradas no ensino superior pelos cearenses

A Unifor ocupa lugar de destaque na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Entre os entrevistados mais escolarizados, a Unifor é a primeira entre as instituições de ensino superior do Ceará 


A Universidade tem 27,1% das menções entre o público mais escolarizado e 17,55% dos entrevistados em geral (Foto: Ares Soares) 
A Universidade tem 27,1% das menções entre o público mais escolarizado e 17,55% dos entrevistados em geral (Foto: Ares Soares) 

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tornou-se uma das principais referências de ensino superior para a população cearense. Isso é o que mostra a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind encomendada pelo Grupo O Povo. No setor Educação, a Unifor divide o primeiro lugar com a Universidade Federal do Ceará (UFC) em relação às Instituições de Ensino Superior (IES) mais lembradas pelos participantes da pesquisa. O conteúdo está disponível aqui (página 632).

A Unifor é citada por 17,5% dos entrevistados, percentual considerado empate técnico com os 19% que mencionam a UFC. A instituição e ensino superior seguinte fica com 5,9% das respostas, 11,6 pontos percentuais a menos em relação à Unifor. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. No recorte dos mais escolarizados, a Unifor é a mais citada, com 27,1% das menções. Entre os participantes das classes A e B, 24,1% mencionam a Unifor, mais de 16 pontos percentuais à frente da marca seguinte. 

A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, ressalta que a Universidade recebe com extrema satisfação o resultado da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind.  “Ser uma instituição lembrada pela população cearense é um indicativo fundamental de que a Unifor vem contribuindo de maneira significativa com o desenvolvimento do estado do Ceará, por meio da formação de cerca de 110 mil profissionais desde que foi fundada”, explica a reitora. 

Um dos grandes diferenciais é que a Universidade de Fortaleza sempre respeitou o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, explica a reitora da Unifor. “A cada ano a Fundação Edson Queiroz investe para garantir todas as condições estruturais e humanas com o intuito de que a Unifor permaneça sendo referência na produção de conhecimento, no estímulo à pesquisa e às ações de extensão”, diz a professora Fátima Veras.

Investimento em pesquisa

Durante a pandemia de Covid-19, a Unifor reforçou o papel de uma universidade responsável ao ressignificar a própria atuação para contribuir com conhecimento e amparar alunos, colaboradores e a população em geral.  O desenvolvimento do capacete Elmo, por exemplo, equipamento de respiração assistida que contribuiu para o tratamento de pacientes, é fruto de uma força tarefa público-privada que contou com a participação destacada da Fundação Edson Queiroz.
 
Desde que foi fundada, a Unifor é uma instituição voltada para as necessidades e as características do Ceará e prioriza iniciativas relevantes no campo das artes, da cultura e da prestação de serviços. “Tudo isso possibilita que os alunos da Unifor tenham suas trajetórias transformadas pelas experiências proporcionadas ao longo do percurso acadêmico. O aluno é o centro desse processo de ensino e aprendizagem que não se encerra em sala de aula, pois ultrapassa o espaço e o período acadêmico”, explica a reitora da Unifor. 

Destaque internacional

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil segundo o Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo. Na edição de 2022, o ranking analisou mais de 1.600 universidades localizadas em 99 países.

A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza subiu de posição, após ser bem avaliada em todos os critérios da pesquisa.