qui, 24 março 2022 21:00
Confira os ganhadores e selecionados no Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza
Cerimônia de divulgação dos autores selecionados aconteceu às 19h desta quinta-feira, 24, no auditório da Biblioteca Central
Na noite desta quinta-feira, 24 de março, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou a solenidade de divulgação dos selecionados no Prêmio de Literatura Unifor 2021. A entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros aconteceram na mesma ocasião, no auditório da Biblioteca da Unifor.
Na categoria Obra Inédita, a autora Liduina Benigno Xavier levou o 1º lugar com o trabalho “Teclado de Areia”. Como prêmio, ela recebeu passagens aéreas para São Paulo, com o intuito de visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação da própria obra com uma tiragem total de 400 exemplares.
Já na categoria Trabalhos Inéditos, o primeiro colocado foi Raimundo Ivan de Sousa Melo, com a crônica “Jazia um poeta na praça e na memória da cidade”. O ganhador recebeu passagens aéreas para o Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional, além de entrar na lista dos selecionados para a publicação do livro “Coletânea”, que vai reunir os textos dos 20 primeiros colocados da mesma divisão.
Coletânea de textos inéditos
Confira os outros 19 selecionados na categoria Trabalhos Inéditos e que vão compor o livro intitulado "Coletânea", com tiragem de 20 exemplares para cada autor:
- José Airton Nascimento Diógenes Baquit – “À luz das candeias”
- Joacir Carvalho Castelo Branco – “A Doidinha”
- Dayse Araujo Abreu – “Et Cetera”
- Yvonne Miller – “Na cama com Goethe e Rubem Braga”
- Tereza Helena de Paula Joca – “Flu-ir”
- João Paulo Abreu de Oliveira – “Passeio vivido secretamente”
- Zélia Maria Sales Ribeiro – “Pedra e cal”
- Claudia Regina Albuquerque e Souza – “Cada passo que eu dou”
- Thiago de Morais Carneiro – “A matemática do sonho”
- Mateus Rodrigues Lins – “Pegaria um avião só para te ver sorrir”
- Mariana Moura Viana Diniz – “Caramelos de Luz”
- Susy Anne Almeida Cabral – “Aperte!”
- João Rodrigues Ferreira – “O vendedor de picolé”
- Emília Passos de Oliveira Bezerra – “Você pode ir aonde quiser”
- Maria Estela Moreira de Assis – “O escuro que o sol não espanta”
- Paulo Antonio de Menezes Albuquerque – “Arquitetura de interiores”
- Francisco Sinval Farias de Sousa – “Via-Crúcis”
- Beatriz Monteiro Vidigal Araujo – “Kika”
- Luciana Braga – “Meu grito rompe o céu”
Sobre a premiação
Criado em 2006, o Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de suas obras. Nesta edição, o gênero literário escolhido foi a Crônica.
De acordo com o idealizador, professor Batista de Lima, "o objetivo principal [da premiação] é exatamente divulgar os autores que continuavam inéditos sem ter espaço na grande imprensa, nos meios de comunicação. Essas pessoas têm material guardado, material excelente, e agora elas têm o Prêmio Unifor de Literatura para lançar os seus trabalhos", reforça.
O Prêmio de Literatura Unifor é um concurso bienal, e em cada edição alterna entre Conto, Poesia e Crônica, gênero literário escolhido para a edição atual. Além disso, ele é dividido em duas categorias: Obra Inédita e Trabalhos Inéditos. A primeira diz respeito aos volumes (livros) com, no mínimo, 100 (cem) páginas de crônicas que não tenham sido publicadas em nenhum órgão de comunicação, inclusive em redes sociais, como informa o edital.