Fundação Edson Queiroz amplia atendimentos de saúde ofertados ao TRE-CE

sex, 9 maio 2025 16:00

Fundação Edson Queiroz amplia atendimentos de saúde ofertados ao TRE-CE

Acordo concretizado por Randal Pompeu, reitor da Unifor, e Raimundo Nonato, presidente do órgão, tem como principal objetivo reduzir tempo de espera para procedimentos odontológicos


Em compensação, órgão assegura benefícios para ligas acadêmicas da saúde e alunos de Medicina (Foto: Ares Soares)
Em compensação, órgão assegura benefícios para ligas acadêmicas da saúde e alunos de Medicina (Foto: Ares Soares)

Com o compromisso de ampliar o acesso da população à saúde, a Fundação Edson Queiroz — mantenedora da Universidade de Fortaleza —, estabeleceu convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) nesta sexta-feira (9), em reunião entre as partes envolvidas, na Reitoria. A assinatura do acordo foi realizada pelo professor Randal Pompeu, Reitor da Unifor. e o desembargador Raimundo Nonato, presidente do TRE-CE.

A celebração do convênio garante a expansão dos atendimentos odontológicos e demais serviços de saúde — como psicologia, nutrição e veterinária — ofertados pela Unifor aos membros do TRE (servidores, estagiários e colaboradores). Os espaços da instituição de ensino que estarão disponíveis são as clínicas odontológicas, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e o Complexo da Medicina Veterinária.

Em contrapartida, o órgão promoverá a integração entre a teoria e prática ao envolver as ligas acadêmicas da área da saúde em ações e eventos institucionais, além de oferecer vagas de estágio curricular não obrigatório para alunos do curso de Medicina.

No encontro, o presidente do Tribunal esteve acompanhado do magistrado Sérgio Viana, juiz auxiliar da Presidência, e Janaina Caland, titular da Assessoria de Atenção à Saúde.

Além do Reitor, a Unifor teve como representantes as professoras Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação; Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS)Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); e Gina Pompeu, coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI).

Durante a reunião, Randal Pompeu ressaltou que o acordo é um desdobramento da parceria iniciada em 2023. "Desde então, temos realizado diversas ações em conjunto. Os benefícios são para os dois lados. A Unifor ganha visibilidade ao mostrar seus trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, enquanto o Tribunal realiza uma grande ação voltada para os seus integrantes”, afirmou.

Menos espera e alívio financeiro

De acordo com Raimundo Nonato, o projeto visa resolver problemas como a fila para procedimentos odontológicos e a falta de cobertura para tratamentos específicos, — a exemplo da endodontia (tratamento de canal) e da exodontia simples (extração). Os integrantes do órgão também serão beneficiados com urgência, triagem e encaminhamento.

“Atualmente, a fila tem mais de 100 pessoas. Temos apenas uma dentista para atender a todos, o que é insuficiente para suprir a demanda. Dada a conjuntura, necessitamos do apoio da Unifor. Para otimizar, vamos disponibilizar veículos para os vinculados ao Tribunal irem aos espaços de saúde da instituição. O projeto vai aliviar a carga financeira sobre os trabalhadores, que frequentemente têm que arcar com custos extras”, mencionou o presidente durante a rodada de conversas.

Na mesma ocasião, Lia Brasil destacou que a aceitação da proposta por parte do TRE reverencia os serviços de saúde da Unifor: "Representa a valorização crescente da nossa instituição, que se consolida como uma referência na área, oferecendo desde atendimentos para animais até serviços direcionados ao bem-estar humano".