Projeto Amigo Nota 10 estimula aprendizagem colaborativa e protagonismo estudantil nos cursos de tecnologia
ter, 11 novembro 2025 10:26
Projeto Amigo Nota 10 estimula aprendizagem colaborativa e protagonismo estudantil nos cursos de tecnologia
Iniciativa estimula senso de comunidade e desenvolve habilidades de liderança, empatia e cooperação entre os alunos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor

No ambiente universitário, a troca de conhecimentos entre estudantes pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento acadêmico, profissional e humano. No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, o projeto Amigo Nota 10 vem se consolidando como um exemplo bem-sucedido dessa prática.
A iniciativa, que existe desde 2017, foi criada com o propósito de promover uma cultura de cooperação dentro das salas de aula, incentivando os discentes a aprenderem e crescerem juntos. O projeto consiste na formação de grupos de estudo compostos por alunos de uma mesma turma. Cada grupo conta com um estudante de maior desempenho, o “Amigo Nota 10”, que assume o papel de mediador e orientador dos colegas.
A proposta é que esses alunos atuem como pontes de conhecimento, ajudando seus pares a compreender os conteúdos, revisando matérias e oferecendo apoio para que todos possam alcançar um bom rendimento.
O projeto busca fomentar a aprendizagem colaborativa, um método que estimula a troca de experiências e a construção coletiva do saber. Essa metodologia tem mostrado resultados expressivos tanto em termos de desempenho acadêmico quanto no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como liderança, empatia, paciência e comunicação, características cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Protagonismo estudantil
O professor Rodrigo Alves Patrício, supervisor de Monitoria e Apoio à Aprendizagem, explica que o Amigo Nota 10 foi idealizado pela assessoria pedagógica do CCT. “O projeto nasceu da necessidade de fortalecer o apoio aos alunos nas disciplinas que não possuem monitoria formal”, explica. A proposta foi criar um espaço de ajuda mútua, em que os próprios alunos se tornassem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.
Desde 2021, o projeto passou a ser coordenado pela Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem, o que ampliou sua estrutura e o alcance entre os cursos do Centro de Ciências. Atualmente, a ação envolve alunos de diversas áreas, como Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Energias Renováveis, entre outras.
Para Rodrigo, o principal objetivo da iniciativa é criar um ambiente de aprendizado coletivo, em que o conhecimento se constrói de forma horizontal e participativa. “Queremos que os alunos aprendam juntos, troquem experiências e cresçam em grupo. Além de melhorar o desempenho acadêmico, o projeto desenvolve habilidades fundamentais para a vida profissional, tais como liderança, comunicação, empatia e trabalho em equipe”, ressalta.
“O projeto mostra que a Unifor valoriza o protagonismo estudantil e a formação de alunos colaborativos. É uma oportunidade única de destaque logo nas primeiras semanas de aula, permitindo que o aluno desenvolva autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipe desde o início da graduação” — Rodrigo Alves Patrício, professor do Centro de Ciências Tecnológicas e supervisor de Monitoria e Apoio à Aprendizagem
Como ser um Amigo Nota 10?
Mas como participar do projeto? Os Amigos Nota 10 são indicados pelos professores, que observam o desempenho e o perfil colaborativo dos alunos. Além das notas altas, também se busca comprometimento, responsabilidade e vontade de ajudar. “Mais do que boas notas, valorizamos a postura colaborativa e o comprometimento com o grupo”, explica Rodrigo.
A rotina dos grupos de estudo é flexível e adaptada às necessidades de cada turma. Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, e os temas são definidos conforme as dúvidas e dificuldades mais frequentes surgem. O formato leve e participativo favorece o diálogo e o engajamento, criando um espaço de confiança e aprendizado mútuo.
Segundo o professor, o projeto também complementa o trabalho docente, funcionando como um elo entre aluno e professor. “O Amigo Nota 10 reforça o aprendizado construído em sala. Ele atua como um apoio mais próximo, com uma linguagem acessível, especialmente nas dúvidas que surgem fora do horário de aula. É uma parceria que cria um ciclo muito positivo entre ensino e aprendizagem”, destaca.
Os resultados são perceptíveis. Desde sua implementação, o CCT observa:
- Aumento na participação dos alunos;
- Melhora nas notas;
- Fortalecimento do espírito de comunidade.
Muitos dos participantes acabam se tornando monitores ou conquistando vagas de estágio dentro da Universidade, o que demonstra o impacto do projeto Amigo Nota 10 na formação acadêmica e profissional dos envolvidos.
Amizade que fortalece o profissional
Entre os que abraçaram o desafio de ser um Amigo Nota 10 está Cecília Néri Viana, estudante de Arquitetura e Urbanismo. Indicada pela professora Ana Caroline Dias para atuar na disciplina de Arquitetura de Interiores, Cecília descreve a experiência como uma oportunidade enriquecedora de crescimento pessoal e acadêmico.
“Não esperava o convite, então foi muito gratificante ajudar na parte de monitoria e orientação da turma deste semestre”, conta a estudante, que também é estagiária e coordenadora de projetos na Construtiva Jr., empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor.
Cecília atua ao lado de outra orientadora na turma e organiza grupos de estudo conforme a disponibilidade dos alunos. Os encontros, conhecidos como Grupos de Estudos Direcionados (GEDs), acontecem em horários flexíveis e tratam de temas que os próprios colegas consideram mais desafiadores.
A estudante ressalta que o projeto vai muito além do reforço acadêmico. “A orientação nos ajuda a criar vínculos e conhecer melhor nossos colegas. Também nos ajuda em questões de organização, compromisso, clareza, paciência em ensinar e fixar conteúdos”, afirma.
Segundo ela, o impacto é perceptível no desempenho e na autoconfiança dos participantes. “É nítido o desenvolvimento deles, tanto nos conteúdos da área quanto no domínio de ferramentas como AutoCAD, SketchUp e V-Ray”, relata. Cecília acredita que o Amigo Nota 10 fortalece o espírito de comunidade no curso.
“Essa atividade promove, constantemente, a sensação de poder contar com ajuda dos seus colegas de curso e professores e que as dúvidas são uma parte muito importante do processo de aprendizagem” — Cecília Néri Viana, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e membro do projeto Amigo Nota 10
Além dos ganhos acadêmicos, a jovem destaca que a experiência contribuiu diretamente para sua preparação profissional. “No mercado, é necessário ser um profissional capacitado tanto intelectualmente quanto socialmente, de forma a melhorar sempre o ambiente de trabalho com paciência, trabalho em grupo, se disponibilizar a ajudar os colegas e também se deixar ser ajudado”, completa.
Aprendizado que gera impacto real
Outro exemplo de dedicação dentro do projeto é o de Leonardo de Paula Félix Barbosa, aluno de Engenharia de Computação. Diferente de Cecília, Leonardo decidiu se candidatar espontaneamente para ser Amigo Nota 10 na disciplina de Física do Movimento. Ele viu na função uma oportunidade de ampliar suas conexões e aprimorar suas habilidades de comunicação.
“O que me levou a querer ser Amigo Nota 10 foi a oportunidade de ampliar meu networking, pois teria contato com mais pessoas. Soube do projeto através das divulgações dos meus professores”, conta.
A rotina de Leonardo como Amigo Nota 10 é marcada pela troca constante com os colegas. Ele costuma tirar dúvidas durante os intervalos e realizar explicações individuais. “Já teve um caso em que expliquei toda a matéria e resolvi diversas questões com um colega. Com a minha ajuda e o esforço dele, o resultado foi um 10 na prova”, lembra com orgulho.
Para o estudante, o projeto foi fundamental para seu desenvolvimento pessoal “Aprimorei minha comunicação, ampliei meu networking, fiquei um pouco mais ‘conhecido’ e melhorei meu contato com os professores”, reflete.
Leonardo também reconhece que o Amigo Nota 10 impulsionou seu desempenho acadêmico e abriu novas oportunidades. “Precisei estudar mais a fundo a matéria para poder ensinar bem, e isso me fez aprender ainda mais. Hoje, conquistei a vaga de monitor da disciplina em que fui Amigo Nota 10, e isso me deixa muito realizado”, revela.
Segundo ele, o suporte do professor Rodrigo Patrício e da direção do CCT tem sido essencial para o sucesso do projeto. “Rodrigo é um excelente profissional. Ele acompanha de perto e sempre nos incentiva a continuar ajudando os colegas”, destaca. Como conselho aos futuros participantes, Leonardo reforça o valor da empatia no processo de ensino.
“Não basta apenas aprender o conteúdo. Para ensinar/ser professor é necessário ser empático. Você tem que conseguir enxergar onde está a escassez daquele aluno. Você precisa procurar se conectar com ele de alguma forma. Assim, acredito que conseguirá ensiná-lo da melhor maneira” — Leonardo de Paula Felix, estudante do curso de Engenharia da computação e membro do projeto Amigo Nota 10
Um futuro promissor para o Amigo Nota 10
Com resultados expressivos e o engajamento crescente dos estudantes, o projeto Amigo Nota 10 se consolida como uma das ações mais relevantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza.
Segundo o professor Rodrigo Patrício, o desafio agora é ampliar a visibilidade da iniciativa e torná-la uma prática permanente dentro da Universidade. “Queremos valorizar ainda mais os alunos que participam, pois eles geram um impacto muito positivo na aprendizagem dos colegas e na cultura acadêmica da Unifor”, afirma.
O docente destaca que o projeto contribui para a formação de uma comunidade universitária mais colaborativa, solidária e preparada para os desafios profissionais. O programa de apoio representa um movimento de transformação coletiva, reforçando a ideia de que o aprendizado é mais significativo quando compartilhado e que ensinar é também uma forma poderosa de aprender.
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Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.