sex, 14 novembro 2025 10:34
RUF 2025: Unifor se destaca pela conexão de alunos com o mercado de trabalho
Além de mercado, o levantamento realizado pela Folha de São Paulo avaliou também os critérios como ensino, pesquisa, inovação e internacionalização

Entre os critérios avaliados pelo Ranking Universitário Folha (RUF), que indicou a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, pelo 11º ano consecutivo como a melhor instituição privada de ensino superior do Norte e Nordeste, estava o critério de mercado.
A avaliação coloca os holofotes sobre as estratégias da universidade no encaminhamento de alunos ao mercado de trabalho. Um importante setor responsável por essa prospecção é a Central de Carreiras, que, entre 2021 e 2025, publicou aproximadamente 37 mil oportunidades entre estágios, empregos e vagas de trainee. Com o papel de prospectar, analisar e chancelar essas oportunidades, a Central de Carreiras disponibiliza mais de 300 novas vagas mensalmente. Esse trabalho é realizado de forma integrada com as empresas, que podem fazer um autocadastro na Plataforma da Unifor e publicar suas vagas, de forma gratuita, para alunos e egressos.
A professora Carolina Quixadá, coordenadora da Central de Carreiras, destaca que, graças à excelência no ensino, o aluno que conclui suas formações lato sensu ou stricto sensu na instituição leva uma bagagem de referência para o mercado. "O critério Mercado considera a opinião de empregadores sobre preferências de contratação, tendo como base a pesquisa Datafolha dos anos de 2023, 2024 e 2025. Isso significa que alunos e egressos da Unifor são tidos como referência na hora da contratação de colaboradores", afirma.
Além da oferta de vagas, a Central de Carreiras também realiza oficinas, palestras e workshops que provocam reflexões e promovem o desenvolvimento profissional. Entre as ações estão a elaboração de currículos e perfis na plataforma LinkedIn, bem como orientações sobre entrevistas de emprego, mapeamento de competências, entre outros.
Um dos alunos orientados pela Central de Carreiras é Bruno Facó, que está no segundo semestre do curso de Ciência da Computação. Atualmente, ele realiza estágio em uma holding do setor varejista.
"Sou estagiário de Dados (Analista de Dados). Iniciei na área de RH, como People Analytics, e agora estou na área de dados gerais da empresa", comenta.
Ele explica como a Central o auxiliou nesse processo: "Usei a função de criação de currículo da Central de Carreiras para entender o modelo. Passei por outros processos seletivos, todos da Central de Carreiras (Symplicity), que serviram como experiência."
Constante aprendizado
Voltada aos alunos da pós-graduação, uma pesquisa realizada pela Diretoria de Planejamento (Diplan) da Unifor indicou que a empregabilidade de alunos que concluem pós-graduação na instituição é de 91,3%. Entre as principais contribuições da formação na trajetória profissional estão a melhoria de desempenho e o aumento da remuneração.
A coordenadora Carolina Quixadá reforça a necessidade de estar sempre em constante aprendizado e atento às mudanças do mercado de trabalho.
“Não podemos nunca parar de estudar e aprender. O mercado de trabalho é dinâmico e exigente. Competências tecnológicas e digitais vieram para ficar, mas as soft skills, como trabalho em equipe, comunicação clara e assertiva e adaptabilidade, continuam em alta. A Unifor vai continuar na vanguarda de produzir conhecimentos e realizar estudos científicos com impacto na vida cotidiana, bem como ampliar a consciência e preparar nossos alunos para um mundo pujante de transformações, no qual nossa atuação profissional seja determinante para o bem coletivo”, finaliza.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Ao fortalecer a qualificação profissional, ampliar o acesso a oportunidades de estágio e emprego e promover ações de orientação de carreira, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com uma formação acadêmica que prepara estudantes e egressos para o mercado de trabalho de forma ética, responsável e alinhada às transformações contemporâneas. Além disso, ao incentivar o constante aprendizado, o desenvolvimento de competências e a aproximação com o setor produtivo, a Unifor contribui para o crescimento econômico inclusivo, apoiando trajetórias profissionais que geram impacto positivo para a sociedade.