sex, 28 novembro 2025 14:50
TEC Unifor recebe visita de analista sênior da FINEP
Visita marcou o encerramento do primeiro ciclo do projeto financiado pela empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, recebeu o analista sênior da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Rochester Costa. O encontro ocorreu na terça-feira (25).
A visita encerrou o primeiro ciclo do projeto oriundo da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos / Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.
Por meio do edital, o TEC Unifor foi contemplado para receber investimentos da FINEP durante cinco anos e tem suas atividades acompanhadas por meio de relatórios e visitas técnicas.
Segundo o coordenador do projeto, professor Ricardo Colares, a visita foi bastante satisfatória, com a apresentação dos resultados da primeira etapa do projeto e o envolvimento ativo da comunidade do parque — professores, pesquisadores, alunos, empresários —, além de toda a equipe de gestão do TEC Unifor.
“O analista ficou muito satisfeito com o que observou aqui. Ele percebeu a maturidade dos nossos programas com startups e a condução de projetos de inovação com empresas de maior porte, por meio dos laboratórios vinculados ao parque, que também foram visitados na ocasião”, destacou Colares.
O técnico também conheceu os espaços recém-inaugurados — Sala Administrativa, Espaço Growth, Lapin Bio (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia), NCDIA (Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial) e auditório. Rochester avaliou de forma positiva o que observou:
“Fiquei bastante contente com as instalações, com os projetos e com as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela equipe. E estou vendo o que ainda pode ser feito para melhorar a execução do projeto e apoiar cada vez mais a Unifor nos seus objetivos, tanto em relação à visão empreendedora oferecida aos alunos da instituição quanto aos projetos de pesquisa em inovação que estão sendo realizados para o Estado do Ceará”, concluiu o técnico.
Visões de futuro do TEC Unifor
A visita do analista da FINEP desperta uma reflexão sobre o que foi feito até agora e o que pode avançar no Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza.
Para o coordenador do TEC Unifor, Fernando Ferreira, as principais conquistas são “a adequação e a ampliação dos espaços físicos, além da estruturação da equipe, ampliando oportunidades de parceria com empresas para o desenvolvimento de projetos inovadores”.
Sobre as perspectivas futuras, o coordenador de Inovação da Unifor, professor Naiderson Lucena, destaca:
“Estamos estruturando um conjunto de ações que fortalecem a cooperação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, assim como a aceleração de empresas residentes e a consolidação dos nossos laboratórios abertos, como o Lapin Bio. A visita da FINEP reforça que estamos no caminho certo para ampliar o impacto do TEC Unifor no ecossistema de inovação do Ceará e atrair novos investimentos estratégicos.”
Novos editais também fazem parte das metas para os próximos anos. É o que afirma o coordenador do projeto, professor Ricardo Colares: “A FINEP sinaliza futuros editais de investimento para parques tecnológicos, sobretudo voltados para a internacionalização das empresas, para os quais estamos elegíveis a participar”.