null Ouça TCCs que marcam: Produtos literários com Lucas Bruno e Mário Maciel

Seg, 15 Fevereiro 2021 16:23

Ouça TCCs que marcam: Produtos literários com Lucas Bruno e Mário Maciel

Em mais um episódio do Nova Mensagem, egressos da Universidade de Fortaleza contam sobre suas produções literárias

Egressos Lucas Bruno e Mário Maciel. (Fotos: Acervos pessoais)

Neste episódio, a mediadora e professora da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Alessandra Oliveira conversa com os egressos do curso de Publicidade e Propaganda, Lucas Bruno e Mário Maciel. Como Trabalho de Conclusão de curso (TCCs), os publicitários apresentaram produtos de produção literária e relatórios sobre a produção.

Ouça o episódio abaixo:

Memorabilia por Lucas Bruno

Sinopse: Um jovem se aventura pela vida noturna da cidade grande às vésperas de sua entrada na universidade, e um encontro inesperado o levará a novas percepções sobre como ele quer encarar essa fase de sua vida que está por vir. Um casal de ex-namorados se encontra, talvez pela última vez, em um local significativo para o relacionamento: uma livraria, que está prestes a fechar as portas para sempre. Agora a despedida entre eles parece muito mais difícil e inevitável. Em um dia chuvoso, dois melhores amigos passam o tempo trancados num apartamento, e um deles precisa lidar com o conflito de admitir ou não os sentimentos que vêm guardando sobre essa relação, que para ele pode significar um pouco mais que a amizade.

“Memorabilia” é uma coletânea de três contos jovem-adultos que abordam o autoconhecimento, o poder das memórias e a busca por independência e liberdade. Três histórias sobre o medo de errar e a coragem de tentar.

Lucas Bruno, 23, conta que seu processo de escrita acontecera antes do início do processo de TCC, poucos meses antes da pandemia de covid-19. “O processo de produção criativa foi bem fluido, eu me encontrava com meu orientador toda semana para discutir, as histórias já estavam prontas, então líamos as histórias e pensávamos em conceitos para elas e como iam se encaixar no livro e na página”, detalha o autor Lucas Bruno.

Adquira a versão e-book do livro clicando aqui.

Miro: um vampiro diferente por Mário Maciel

Sinopse: Nem todo castelo assombrado causa medo.
Nem todo sarcófago tem múmia.
Nem todo cemitério tem fantasma.
E nem todo vampiro gosta de sangue.
Acompanhe a aventura de Miro, um vampiro diferente.

O egresso Mário Maciel, 22, narra que “Miro: um vampiro diferente” é um produto gratificante de modo a juntar dois temas de muito interesse ao decorrer da graduação, a luta LGBT e a produção editorial. “Pessoalmente é algo que sempre me gerou muita empatia, a temática LGBT, por eu ser LGBT. Eu acho que no meu produto final pude abranger tanto a temática LGBT, como a produção editorial, que eram dois assuntos com os quais tive muito contato durante o curso”, afirma Mário Maciel.

Sobre o podcast “Nova Mensagem”

O podcast Nova Mensagem vai ao ar semanalmente nas principais plataformas digitais da Universidade de Fortaleza, sempre com discussões de temas relevantes para a área da Comunicação, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. Semanalmente, o programa conta com produção e mediação da professora Alessandra Oliveira.