null Alunos da Pós-Unifor contribuem com propostas sobre sustentabilidade energética para Aneel

Sex, 16 Abril 2021 13:43

A Universidade de Fortaleza foi uma das três instituições de ensino superior que participaram da iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica

Os alunos da pós Artur Braga, Jorge Lima e André Alves são os autores do trabalho que foi coordenado pela professora Leonarda Cajuaz (Foto: Getty Images)

O mundo inteiro tem direcionado esforços na busca pela sustentabilidade do planeta. Esta busca tem sido guiada pela Agenda 2030 na qual foram definidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os 17 ODS, o 7º visa  assegurar   o   acesso    confiável, sustentável, moderno   e   a   preço   acessível   à   energia   para   todos. Foi com foco nesse objetivo que a Universidade de Fortaleza deu sua contribuição à Tomada de Subsídio 011/2020, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A participação foi registrada por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação em Energias Renováveis da Unifor apresentado pelos alunos Artur Braga, Jorge Lima e André Alves e coordenado pela Profa Leonarda Cajuaz. A Unifor foi uma das três universidades que apresentaram contribuições, ao lado da Universidade Estadual de São Paulo e Universidade Federal Fluminense. Os alunos da pós Artur Braga, Jorge Lima e André Alves são os autores do trabalho, que foi coordenado pela professora Leonarda Cajuaz. Veja aqui a contribuição dos alunos da pós  Unifor:

Contribuição da sociedade

A professora Leonarda Cajuaz ressalta que a importância da participação da sociedade é garantir que as expectativas, anseios e necessidades da sociedade sejam considerados na formulação das propostas de regulamentação do mercado. “O estreitamento da relação entre academia e mercado se consolida com a participação dos alunos de Pós-graduação da Unifor onde é demonstrado o alinhamento do propósito de formação de lideranças transformadoras através da participação em projetos que impactam a sociedade de uma maneira geral”, explica a professora.

A Aneel tem como atribuição regular, fiscalizar o mercado de energia elétrica além de estabelecer as tarifas energéticas. Como forma de entender as demandas do mercado de forma geral, realiza os Processos de Tomada de Subsídio que têm o propósito de buscar a participação social através do fornecimento de dados, ideias, sugestões e opiniões sobre determinado tema ou problema. A partir da contribuição da sociedade e regulados, a Aneel pode fazer uso destas informações na fase de estudo e desenvolvimento de propostas regulatórias para o setor acerca de um tema específico.
A Tomada de Subsídio 011/2020 teve como objetivo obter subsídios para a elaboração de propostas de adequações regulatórias necessárias à inserção de sistemas de armazenamento no setor elétrico brasileiro e teve um total de 34 documentos de contribuições.

Líderes que transformam

A coordenadora da pós-graduação em Energias Renováveis, Camylla Melo, ressalta que a pós-graduação Unifor trabalha com o objetivo de formar líderes que transformem as realidades da  sociedade seja atendendo necessidades locais ou globais, mas sempre buscando um futuro melhor e sustentável a todos.  “Contar com profissionais que levam a sua excelência aos alunos faz parte do processo na conquista do conhecimento. Estou muito orgulhosa de fazer parte desse grupo que, participou de um momento de grande contribuição para a sociedade sempre buscando atender as dimensões da sustentabilidade com impacto social, ambiental e econômico . O curso de Energias Renováveis busca amadurecer o conhecimento dos alunos em todos os aspectos que contemplam o mercado de energia”, destaca a coordenadora da pós-graduação em Energias Renováveis.

Energias renováveis

A cadeia de energias renováveis ganha força no Ceará, que tem grande potencial para a geração de energia eólica e solar. Atualmente, o potencial de geração de energia eólica no território cearense é de 211 GW, sendo 94 GW onshore (em terra) e 117 GW offshore (no mar). Já o potencial de geração de energia solar no Ceará é de 643 GW.
A Universidade de Fortaleza oferece graduação e especialização em Energias Renováveis, um mercado em ascensão no mundo inteiro. O curso de especialização é destinado a empresários, executivos, engenheiros, consultores, tecnólogos e outros profissionais de nível superior interessados em se capacitar ou em aprofundar os conhecimentos relativos aos processos de geração de energia através de fontes alternativas.
Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.