null Edital seleciona para Doutorado Sanduíche no Exterior pela Pós-graduação em Psicologia

Qui, 18 Fevereiro 2021 16:19

Pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), brasileiros podem estagiar em instituições estrangeiras. Inscrições até 9 de março de 2021.

O Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, eles devem retornar ao País para a defesa da tese. (Wooyaa/Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, abriu seleção para bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Na modalidade de doutorado sanduíche no exterior, alunos regularmente matriculados em cursos de Doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando obrigatoriamente ao Brasil, após a finalização da bolsa, para a integralização final de créditos e defesa de tese.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, reforça a importância do PDSE, que fortalece a Pós-Graduação Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras: “Esse programa amplia o acesso da comunidade acadêmica do Brasil a centros internacionais de excelência, valoriza muito a formação de novos doutores e promove e amplifica a visibilidade da ciência produzida no nosso País, pelas parcerias internacionais realizadas, por meio de publicações conjuntas”*.

Participação

O PPGP/Unifor tem disponível uma cota de bolsa para o ano de 2021, o que equivale a 12 mensalidades. A duração da bolsa é de, no mínimo, seis meses e de, no máximo, doze meses, de forma que poderão ser contemplados até dois bolsistas no ano.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppgp@unifor.br, no período de 18 de fevereiro a 09 de março de 2021, cujo assunto da mensagem deve consistir em “Inscrição para Bolsa do PDSE”. Os requisitos de candidatura e os documentos que deverão ser anexados no e-mail encontram-se descritos no Edital VRPG Nº 02/2021.

A seleção se dará pela análise do Plano de Pesquisa no Exterior e pela análise de currículo, de acordo com a pontuação indicada no Anexo I do Edital. Esta etapa acontece no dia 10 de março de 2021. O resultado será divulgado no dia 12 de março e o início dos estudos deve ocorrer, impreterivelmente, no período de julho a setembro de 2021.

CONFIRA O EDITAL VRPG Nº 02/2021

* Fonte: CCS/CAPES