Objetivo Geral
O curso tem como objetivo aprofundar o entendimento da História da Arte no Brasil, tendo como ponto de partida a exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global. A mostra, realizada com a Coleção da Fundação Edson Queiroz, faz um percurso da arte no Brasil, de 1592 até hoje.
Objetivos Específicos
Aprofundar o conhecimento dos artistas cearenses que integram a exposição em todos os módulos, contextualizando sua participação nos movimentos artísticos.
Público Alvo
O curso se destina a um público amplo de todas as idades.
Carga Horária
20h
Vagas
35
AULA 1: TERRA BRASILIS
Mapas
O’Brasil – A ilha encantada
Descoberta do Brasil - carta de Caminha
Hans Staden, André Thevet
Artes Indígenas: Plumária, Cestaria, Redes
Jéan de Lery
Divulgação da imagem da Terra Brasilis: Theodore de Bry.
O Brasil Holandês – Maurício de Nassau e os pintores da missão holandesa.
O Barroco – expansão: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Fortaleza.
AULA 2: REAIS MUDANÇAS
Vinda da Família Real
Missão Francesa
Os pintores viajantes
Academia Imperial de Belas Artes
O ensino na Escola Nacional de Belas Artes
Salão Nacional de Belas Artes – critérios de premiação
Raimundo Cela
AULA 3: PRIMEIRO MODERNISMO
O cenário intelectual no final do século XIX (Europa, Rio de Janeiro e São Paulo)
Lasar Segall 1913
Anita Malfatti. exposição 1914, exposição 1917, Monteiro Lobato
A Semana de 22
O grupo dos 5, Viagem a Minas, O Salão Modernista de D. Olivia Penteado
Tarsila e Pau-Brasil, Manifesto Antropófago
As Margens do Modernismo, Ismael Nery.
AULA 4: DO SEGUNDO MODERNISMO À CRIAÇÃO DOS MUSEUS DE ARTE MODERNA
Década de 1930 - O Salão de 1931
As Margens do Modernismo- Flávio de Carvalho,
O CAM e o SPAM, Salões de Maio, Grupo Santa Helena (São Paulo), Núcleo Bernardelli (Rio)Salão Bar Brasil (BH),
ALA (Salvador), Centro Cultural de Belas Artes e Sociedade Cearense de Artes Plásticas( Fortaleza)
Portinari
Década de 1940 - Exposição de 1944 –BH
Aldemir Martins
Criação dos Museus de Arte Moderna 1947/48.
Bienais de 1951 e 1953
AULA 5: DA BIENAL À ALDEIA GLOBAL
A Força da Abstração - Década de 1950
Abstração Informal - Antonio Bandeira
Concreto e neoconcreto
Abstração geométrica – Heloísa Juaçaba
A Pop-Art Brasileira – Tempos Difíceis – Década de 1960/70
Arte Conceitual – Década de 1970
Lygia Pape, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Sérvulo Esmeraldo
A Geração 80
Leonilson, Beatriz Milhazes
A Aldeia Global – 1990 até hoje
Adriana Varejão, Luiz Hermano, Efrain Ameida, José Tarcísio, Eduardo Frota
Denise Corrêa dos Santos Mattar
Foi curadora do Museu da Casa Brasileira, SP de 1985 a 1987, do
Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1987 a1989 e do Museu de Arte Moderna RJ de 1990 a 1997.
Como curadora independente realizou de 1997 a 2014 mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Premio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Frans Krajcberg, Mary Vieira, Maria Tomaselli. Aluísio Carvão, Abelardo Zaluar, Raymundo Colares, Hildebrando de Castro, Norberto Nicola, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Guignard.
E as seguintes mostras temáticas, de 2004 a 2014: Traço, Humor e Cia, O Olhar Modernista de JK, O Preço da Sedução, O’ Brasil, Homo Ludens, Nippon. Brasília- Síntese das Artes, Tékhne e Memórias Reveladas, Pierre Cardin, Mário de Andrade, Projeto Sombras, No Balanço da Rede, Duplo Olhar.
Mostras recentes
2015- Op-Art - Ilusões do Olhar, Museu da Casa Brasileira, SP, Mário de Andrade- Cartas do Modernismo, Centro Cultural Correios –SP. Willys de Castro, Portinari - A Poética da Modernidade, 1931-1944, Jandyra Waters - Ritmo do Tempo, Ismael Nery - Em Busca da Essência, Galeria AD, SP.
2016 - Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos, Galeria AD, SP, Cantata, Espaço Cultural MTC, BH, Viva o Povo Brasileiro, CCCorreios, RJ, Raimundo Cela, Faap, SP, Museu Nacional de Belas Artes, RJ, Ernesto De Fiori, Galeria AD, SP.
2017 – Raimundo Cela, Instituto Dragão do Mar, Fortaleza, José Antonio da Silva, Galeria AD, SP, Mary Carmen Matias, Espaço Cultural do Sesi, SP, Vicente do Rego Monteiro, Galeria AD, Cícero Dias retrospectiva, CCBB DF, SP e RJ, Yutaka Toyota, MAM-RJ.
2018 – Da Terra Brasilis à Aldeia Global, Unifor, CE, Mestre Didi, Galeria AD, SP, Yutaka Toyota, MAB-FAAP, SP.
Todas as exposições citadas foram acompanhadas por catálogos, com textos críticos.
Livros: No Tempo dos Modernistas - Dona Olívia Penteado, a Senhora das Artes, Edição FAAP, 2002, 304 pg, Ismael Nery, Edição Banco Pactual, 2004, 304 pg, O'Brasil - Da Terra Encantada à Aldeia Global, Edição FAAP, 2005, 312 pg, Maria Tomaselli, Tiburi & Chuí, 2009, 272 pg, Norberto Nicola - Trama Ativa, Edição Pinacoteca e Imprensa Oficial, 2013, 304 pg, Di Cavalcanti - Conquistador de Lirismos, Capivara Editora, 2016, 268 pg.
Denise Mattar é docente da Universidade Candido Mendes, RJ
Matrícula de R$ 1.491,00 (Hum mil quatrocentos e noventa e um reais).
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 475,00
OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de Cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.